Logo após optarmos pela educação domiciliar ficamos sem saber por onde começar, às vezes, nem sabemos se é realmente isso que queremos e precisamos entender como é o processo para de fato educarmos nossos filhos em casa, o que precisamos saber e onde buscar informação. Afinal, educar em casa é algo totalmente novo e talvez o sentimento que melhor descreva esse momento é o medo. O medo de errar com aqueles que mais amamos, o medo de não nos sentirmos capacitados, o medo de não sabermos o que será se errarmos. Pelo menos este era o sentimento que você poderia ter antes de conhecer os 7 passos para começar a educação domiciliar com a família.

Fique calmo! Nosso objetivo é deixar o processo claro para que você consiga colocar todas as etapas abaixo em prática.

Para te ajudar vamos expor aqui de maneira breve 7 passos para começar a educação domiciliar. Minha dica é que você não apenas leia este artigo. Estude cada passo apresentado, veja os vídeos e faça das dicas práticas uma realidade em sua família. Isso fará com que ao final seu conhecimento e prática sobre educação domiciliar sejam uma realidade em sua família.

Lembre-se: São 7 passos para começar a educação domiciliar, então você precisa começar. Coloque ação na leitura a seguir.

Vamos aos 7 passos:

1Conheça a base legal que norteia a educação domiciliar no Brasil

Este é o primeiro tópico essencial para quem deseja começar a educar seus filhos em casa. Leia um pouco mais nos artigos: Educação Domiciliar é Crime? e O Conceito de Crime e a Teoria Adotada Pelo Sistema Penal Brasileiro.

Conhecendo o ambiente para o qual você irá trazer seus filhos te dará mais confiança. Em todo assunto que temos clareza nosso medo de avançar diminui drasticamente e você conseguirá tomar uma decisão conhecendo a realidade na qual deseja colocar sua família.

Sugiro que você leia:

  • Status da legalização no Brasil – acredito que a ANED seja a associação mais adequada sobre o tema no país; e
  • Normas, leis e diretrizes educacionais (BNCC, PNE, lei municipal, estadual e federal que trata sobre educação, LDB, e tudo que for necessário para que você entenda o que de fato envolve educar uma criança).

Dica Prática: Dedique de 1 a 2 meses nesta etapa – se for necessário mais tempo, use. Leia tudo que puder. Entenda como funciona o sistema educacional brasileiro. Saiba o que pode e o que não pode ser feito.

2Faça o básico em seu lar

Cuidar do básico é organizar a rotina da casa, higiene e alimentação da família, horários de acordar, dormir, refeição, dia e horário de limpeza, lazer, leitura em voz alta, culto domiciliar, etc. Fique calmo, faça aos poucos, tenha determinação. Provavelmente você sempre terá o que ajustar, mas o importante é se esforçar para ter constância. Veja um pouco mais sobre rotina/hábito/disciplina em Dicas de Rotina no Canal da Educalar no Youtube. E as suas leituras você pode iniciar com as dicas de livros do artigo: 8 Livros essenciais para Iniciar a Educação Domiciliar.

Dica Prática: Organização leva tempo. Dedique 4 meses para mudar, implementar e testar a rotina ideal. Ao encontrar a rotina que mais se encaixa com sua família, faça mais 2 meses para criação de hábito.

3 – Entenda qual é sua real motivação

Muitas coisas podem acontecer quando decidimos educar nossos filhos em casa. Dentre as diversas possibilidades podemos ter problemas. Podemos ficar doentes, ter algum problema financeiro, quem sabe algo envolvendo a justiça. Enfim, muitas coisas podem acontecer. Neste momento ter um propósito bem definido, algo que motive toda a família, fará muita diferença. Quando entendemos o que nos move estaremos dispostos a passar qualquer dificuldade que venha a aparecer. Veja um pouco no vídeo a seguir:

Dica Prática: Escreva à mão sua motivação. Escrever te ajudará a refletir em cada possível pergunta/dificuldade que você poderá passar. Tenha conversas entre os familiares e teste o quanto sua família está preparada. Faça perguntas como: Por que você não vai enviar para escola? Como fica a socialização? Qual o problema da educação no Brasil? Você não é formada(o) em pedagogia, como vai fazer isso? Use o tempo que for necessário para entender seu propósito.

4 – Escolha o método que será ensinado para seus filhos

Pelo menos tenha um método de base. Aqui na Educalar nós procuramos trabalhar próximo ao Método da Educação Clássica Cristã. Você pode começar a conhecer um pouco sobre este método, neste artigo de Perguntas e Repostas sobre Educação Clássica. Além disso, você pode ver aqui no nosso Blog, Três Motivos Para Definir Um Método e Como Escolher Um Método.

O método é a técnica utilizada para que seu objetivo seja alcançado. Este método pode ter particularidades em sua aplicação. Ele tem fundamentos filosóficos, um pensamento que fundamenta sua estrutura. Isso tudo faz com que seja importante você avaliar o que será usado. Dedicar tempo nesta etapa é de extrema importância.

Para a grande maioria das famílias uma escolha sensata seria fazer um processo de transição* entre a escola e a educação domiciliar. Mesmo definindo um método é preciso tempo para que haja amadurecimento e a família de fato adquira os conhecimentos necessários para que consiga aplicar no dia a dia o que se tem aprendido. Acredito que este processo de transição deveria levar de 3 a 5 anos. Qualquer família que se aventure em querer mudar radicalmente seus hábitos sem estar devidamente preparada pode ter sérios problemas ao ponto de desistir da educação domiciliar.

Entenda a realidade da sua família. Entenda que em tudo há um processo e que as mudanças levam tempo.

Dica Prática: Faça do tempo de transição o seu período de aprendizado. Teste. Aprimore. Escolher um método é muito importante, mas mais importante do que ter um método e não praticá-lo é fazer com que as coisas do dia a dia aconteçam mesmo que de forma imperfeita.

PS.: 1. A família que adquire materiais didáticos consegue ter um período de transição muito mais organizado, inclusive podendo usar material didático mesmo depois de ter um método solidificado em seu lar.
2. *O processo de transição pode e deve ser aplicado mesmo por famílias que nunca enviaram seus filhos para a escola, por exemplo, famílias com crianças menores de 4 anos. Por quê? Porque nossa mente é escolarizada. Tudo que pensamos em relação à educação remete ao que passamos na escola. Podemos definir transição neste processo como um período de aprendizado e teste do que funciona ou não em nossos lares. Enfatizamos que o período de transição depende mais dos pais do que dos filhos, pois se estes se sentirem seguros quanto a decisão dos pais, não terão problemas o aprendizado e desenvolvimento.

5 – Procure os recursos necessários para iniciar (cursos, materiais, aulas)

Mas só faça isso após ter feito e entendido muito bem os passos anteriores. Aqui, por exemplo, você pode definir uma base educacional que será apresentada a seu filho, ou seja, um currículo. Temos um artigo chamado: Como Montar um Currículo?. Ele pode te ajudar. Definido o seu currículo, você precisa começar a pensar e colocar na ponta do lápis o seu planejamento. Enquanto o currículo é “o que“. O que será ensinado? Quais serão de fato os livros e materiais? Quanto tempo cada coisa será apresentada a nossos filhos? O planejamento do conteúdo é o “como“. É como eu e você faremos para alcançar o objetivo de educar nossos filhos em casa. É como tudo vai acontecer em nossa casa (pelo menos em teoria). O planejamento é de fato o plano que temos para que tudo ocorra tão bem quanto possível. Veja mais sobre planejamento: Dicas de Planejamento e a Palestra da Vanessa Almeida sobre Planejamento logo a seguir.

Dica Prática: Seja membro da Educalar. Foque e tenha o melhor do seu tempo para executar aquilo que você se propõe a fazer.

6 – Esteja próximo de outros homeschoolers (crianças educadas em casa)

Um dos pontos mais importantes é o engajamento com a comunidade de educação domiciliar, mesmo esta comunidade sendo online. A chave é evitar o isolamento. Para que você se sinta mais confiante, veja nosso artigo: A Importância de Participar de uma Comunidade e faça parte da nossa Comunidade.

Dica Prática: Seja membro da Educalar. Foque e tenha o melhor do seu tempo para executar aquilo que você se propõe a fazer.

7 – Fique atento(a) a eventos, palestras sobre a Educação Domiciliar no Brasil

São nesses eventos que sua comunidade de homeschoolers pode aumentar e novidades aparecem para facilitar o processo no dia a dia. Você pode encontrar muitos desses eventos online pelos grupos de homeschooling e Instagram de famílias educadoras. No momento em que se está começando, conhecer projetos sobre educação domiciliar pode ajudar a garimpar quem de fato poderá ajudar sua família.

Dica Prática: Não vire um caçador de eventos/palestras/pessoas. Foque e pratique o que está aprendendo. É a prática que dará resultado em sua família.

Faça Parte da Comunidade Educalar
A educação domiciliar é um ato de amor que precisa ser organizado e planejado, para que seja alcançado o sucesso.

PS.: Quando começamos a ter a vontade de educar nossos filhos em casa, nosso principal objetivo é ter muita informação, participar de muitos grupos, salvar diversas pastas de material e conhecer todos que fazem educação domiciliar. O que nos esquecemos no meio deste processo é que quanto mais coisas precisamos avaliar, menos tempo temos para focar no básico que mencionamos no item 2. É necessário refletir sobre o que realmente é importante nesta fase de aprendizado.

Um abraço,
Emerson Almeida.

Texto: Emerson Almeida – Equipe Educalar
Revisão do Texto: Barbara Beatriz – Equipe Educalar
Fonte Imagem: Educalar


Você deseja utilizar, compartilhar, copiar ou distribuir este artigo? Entenda como isso pode ser feito de maneira a respeitar os direitos  atribuídos a ele.
Creative Commons – [CC BY-NC-ND 4.0] – http://bit.ly/CCartigosEducalar