6 Passos para Começar a Educação Domiciliar

Logo depois que decidimos e escolhemos pela educação domiciliar ficamos sem saber como começar, o que precisamos saber e onde buscar informação. È algo totalmente novo e talvez o melhor sentimento que descreva esse momento é o medo.

O medo de errar com àqueles que mais amamos.

Mas, fique calmo(a). Educação domiciliar é algo gostoso, que tem como grande pilar o amor. O amor que temos para com nossas crianças.

Vamos colocar aqui 6 passos para você começar a educação domiciliar.

1 – Conheça a base legal que norteia a educação domiciliar no Brasil. Este é o primeiro tópico essencial para quem deseja começar educar seus filhos em casa.

2 – Esteja próximo(a) de outros homeschoolers (crianças educadas em casa). Um dos pontos mais importante é o enganjamento com a comunidade de educação domiciliar (homeschooling). Mesmo esta comunidade sendo online. A chave é evitar o isolamento.

3 – Escolha o método que será ensinado para seus filhos. Pelo menos tenha um método de base. Aqui na Educalar nós usamos e ensinamos o Método da Educação Clássica Cristã e estaremos expondo em outros artigos um pouco de outras metodologias que você pode escolher.

4 – Procure os seus recursos necessários para iniciar (cursos, materiais, aulas). Mas, só faça isso após ter feito e entendido muito bem os passos anteriores. Aqui, por exemplo, você pode definir uma base educacional que será apresentado a seu filho (um currículo).

5 – Fique atento(a) a eventos, palestras sobre a educação domiciliar no Brasil. São nesses eventos que sua comunidade de homeschoolers pode aumentar e novidades aparecem para facilitar o processo no dia a dia.

6 – Tenha uma rede de contatos de outras famílias que praticam a educação domiciliar. E mantenha contato.

A educação domiciliar é um ato de amor, que precisa ser organizado e planejado para que seja alcançado o sucesso.

Artigos Relacionados

Sobre o autor Ver todos os posts Autor do site

Emerson Almeida

Cristão Reformado, membro da Igreja Protestante Reformada em Joinville (SC), casado com Vanessa Almeida e pai do Eric.

2 ComentáriosDeixe um comentário

Deixe uma resposta

Seu e-mail não será publicado. Os campos marcados devem ser preenchidos *