Aula 1 – O que é história? – Mini Curso

Aula 1 do Mini Curso de História

Olá, nesta série comemorativa pelos 2 anos de aniversário da Educalar queremos abordar o significado e a importância da história de modo geral, mas principalmente sua relevância para o povo de Deus.

Para isso estamos disponibilizando 10 vídeos que estão no YouTube no canal da Educalar juntamente com 10 artigos que tratam dos assuntos correspondentes aos vídeos e estarão disponíveis aqui no blog.

Então se você quer entender mais sobre a importância desta disciplina para o ensino do seu filho fique conosco nesta jornada.

Aula 1 – O que é história?

Se você nunca pensou sobre o que é a disciplina, mas sempre a estudou ou a ensinou simplesmente porque estava no currículo escolar ou se nunca parou pra pensar o que é história, este post é pra você.

A história é uma disciplina que estuda as experiencias da humanidade ao longo do tempo. Não iremos estudar em história o passado dos animais como do elefante ou da serpente nem tampouco o passado das montanhas ou de qualquer outro ser que não seja o homem.

A história é o estudo das ações do homem no tempo por meio dos registros deixados por eles, estes registros são chamados de fontes históricas e nos contam acerca do passado, das experiências e eventos que se foram.

Estas experiencias ocorrem em lugares diferentes e em épocas diferentes, a história é portanto, circunscrita pelo tempo e pelo espaço. Há uma interrelação entre as disciplinas de geografia e história e podemos abordar isso em outros momentos no sentido de auxiliar seu filho a relacionar os conteúdos de ambas áreas do conhecimento. Mas por enquanto vamos nos ater a experiência histórica.

A composição de diversos eventos e experiências formam uma narrativa histórica e é feita por meio da coleção e interpretação das várias fontes históricas que podem ser desde fotografias, óleo sobre tela ou pinturas rupestres como também textos, e futuramente até os vídeos do YouTube. A partir destas fontes o historiador extrai as informações necessárias para ‘contar a história’ e construir a narrativa histórica.

A narrativa também é composta a partir de pressupostos filosóficos que são o ‘ponto de partida’ teórico para a formação da história. Podem ser pressupostos teístas ou ateístas, por exemplo, que dão origem a pontos de vista que são diferentes e podem ser comparados a diversos ângulos dos quais podemos observar a história. Estes diferentes ângulos são chamados de ‘correntes historiográficas’.

A história é portanto, uma ciência complexa, mas que pode ser muito divertida e relevante basta encontrarmos significado nela. E isso é assunto para o próximo vídeo em que vamos refletir sobre: Para que estudar história?

Por Gaia Manetti

Sobre o autor Ver todos os posts Autor do site

Emerson Almeida

Cristão Reformado, membro da Igreja Protestante Reformada em Joinville (SC), casado com Vanessa Almeida e pai do Eric.

6 ComentáriosDeixe um comentário

  • Com certeza vou acompanhar essas séries de vídeos, a Plataforma da Educalar tem sido de extrema importância nos estudos aqui com meu filho, compreender melhor a história com certeza irá nos ajudar demais!!

  • Excelente tema! Temos aprendido história de uma maneira muito interessante. Assistimos alguns vídeos e faço alguns paralelos com a Bíblia. E tem sido emocionante ver mesmo aqueles que não crêem na Bíblia, narrando os fatos da palavra de Deus.

  • Ótimo ler sobre “O que é História”, pois tenho seguido aqui com as meninas e a pergunta é sempre a mesma: por que estudar história, mãe?, e agora darei motivos sólidos para isso!

    E acho que o segredo para gostar de estudar História está aí, nas palavras da Gaia: A história é portanto, uma ciência complexa, que pode ser muito divertida e relevante basta encontrarmos significado nela!!! Que eu encontre Significado na medida para minha família apreciar uma ciência tão bela aonde podemos ver a mão de Deus!!!

Deixe uma resposta

Seu e-mail não será publicado. Os campos marcados devem ser preenchidos *