HomeSchool Flexível

Homeschooling Flexível

Um dos meus dizeres de homeschool (educação domiciliar) favoritos realmente se aplica a todas as mães. “Bem-aventurados os flexíveis pois não quebrarãoHeidi St. John

Tão verdadeiro! Nós estamos passando por outra mudança no nosso homeschooling. Percebemos que o cronograma da manhã não estava funcionando nesse exato momento por causa de compromissos durante a primeira parte do dia que não desejávamos desistir agora. Então eu sentei, orei e fiz um brainstorm com meu marido para um cronograma mais solto e uma estratégia que nos serviria melhor.

Tudo bem! Somos flexíveis. (Como diria Heidi).

Ser muito rígido no seu homeschooling certamente levará ao esgotamento e frustração. E você simplesmente quebrará. Como você pode ser mais flexível?

Cronograma Flexível

Não tente se prender ao horário de uma escola pública. Um ótimo aspecto do homeschooling é que você pode adaptar o cronograma para se adequar às suas necessidades! Aqui estão algumas coisas que você pode tentar:

  • Homeschooling o ano todo
  • Cronograma sabático (6 semanas de estudos e 1 de férias)
  • Trabalho da escola à tarde
  • Cronograma em blocos (um ou dois tópicos para cada dia da semana)

Na nossa casa fazemos o cronograma em loop, com um ritmo e rotina flexíveis, e um período de estudo anual de 4 dias semanais e o 5º dia reservado para a “benção da casa”. Há prós e contras em qualquer abordagem. Tente algumas coisas e veja o que funciona.

Rotina Flexível

Aqui estou falando de rotina diária e semanal. O que sua família faz cada dia nas rotinas das manhãs, tardes e noites deve complementar suas necessidades e se adequar ao ritmo da vida de vocês.

Nós temos o café da manhã, devocional, trabalhos voluntários, e lições (ou compromisso fora de casa) durante as manhãs. Durante uma coisa e outra temos tempo para brincar e fazer outras tarefas e então paramos pro almoço. Todo. Santo. Dia.

Rotinas semanais podem te ajudar a ter certeza de que vocês estão fazendo todas as coisas importantes ao invés de se distraírem. Por exemplo, nós temos as noites de encontro às segundas, noite de trabalho da mamãe às quintas, noite da hospitalidade às sextas, etc. O homeschool deve funcionar em torno dessa rotina ou se tornar parte dela.

Expectativas Flexíveis

Nós quase sempre começamos um novo ano de estudos com expectativas super altas, muitas vezes estabelecidas pelo que vemos o que os outros estão fazendo ao nosso redor. Eu não conheço muitos homeschoolers que não caem nessa armadilha desde cedo. Mas, informe cada ano passa estou aprendendo como são as expectativas razoáveis levando em conta minha personalidade, a personalidade e as necessidades dos meus filhos, as prioridades da nossa família, etc.

Algumas vezes (semanas, meses) precisamos baixar nossas expectativas e lembrar que a chave para um homeschooling bem sucedido é realmente focar em Cristo. Se eu tiver feito isso no dia todo o resto é um bônus.

Uma definição de “escola flexível”

Sentar na mesa, fazer uma unidade de estudo, fazer uma viagem de campo planejada, um projeto de ciências bem planejado e bem sucedido…disso são feitos os sonhos da mãe homeschoolers. risos

Mas, já dias (meses, anos) em que a nossa definição pessoal de “escola” deveria mudar pelo bem da sanidade e benefício de todos.

Viagem de campo = supermercado, biblioteca, parque, caminhar até a caixa de correio
Música/Bíblia/Memorização = CD tocando no carro
Habilidades diárias = tarefas, resolução de problemas, caráter e relacionamentos bíblicos, gerenciamento financeiro
Tudo = leia, leia, leia
Unidade de estudo = não gaste água (administração/mordomia), ficar em pé na banheira é tolice (gravidade), o sabão irrita os olhos (química), jogar água violentamente é imprudente (caráter), quantos brinquedos de banho não estão mastigados (matemática), quantas pessoas em Os Pioneiros tomam banho (história, literatura), não tomar banho é nojento (higiene).
——————————–
A flexibilidade é boa! Ela é um elemento importante que contribui para a sanidade que eu ainda tenho. Ainda assim, nós precisamos ter algum tipo de estrutura e estabilidade. No fim eu faço! Eu posso ser muito instável às vezes, voando de um currículo ou idéia para outro, que usar meu planejamento como uma ferramenta flexível e não ficar muito relaxado é algo em que estou sempre trabalhando.

E então mamãe, como você pode manter seu homeschooling flexível.

Fonte: https://www.proverbialhomemaker.com/f-is-for-flexible-homeschooling.html

Tradução: Juliana Fontoura – voluntária Educalar – Educação Domiciliar

Seja Membro Educalar Premium

Leia sobre as perguntas e respostas sobre educação clássica, clique aqui.

Artigos Relacionados

Sobre o autor Ver todos os posts Autor do site

Emerson Almeida

Cristão Reformado, membro da Igreja Protestante Reformada em Joinville (SC), casado com Vanessa Almeida e pai do Eric.

1 ComentárioDeixe um comentário

  • Muito bom o texto.
    Recentemente precisei aprender isso na prática. Tinha uma rotina de estudos bem estruturada com minha filha de 4 anos e que vinha funcionando bem por meses. Mas então comecei a notar que ela estava ficando desmotivada e tudo era motivo pra reclamar. Tive então que flexibilizar nossos estudos, até porque ela ainda é muito nova. E graças a Deus as coisas têm melhorado. Claro que ainda há dias mais difíceis, mas estamos crescendo e avançando.
    Aprendi que sem flexibilidade não dá. Na verdade, ela é uma das grandes vantagens de praticar o homeschooling.

Deixe uma resposta

Seu e-mail não será publicado. Os campos marcados devem ser preenchidos *