Falar em Trivium é falar das Artes Liberais que é o termo que define a metodologia utilizada na Idade Média, referente às disciplinas acadêmicas desempenhas pelos homens livres.

Neste momento da história o ensino clássico era composto do Trivium (Lógica, Gramática e Retórica) e do Quadrivium (Aritmética, Música, Geometria e Astronomia) e por mais que pareça fora de uma realidade em que nos encontramos hoje, este modelo funcionou por muitos séculos e ainda hoje comprova sua eficácia.

O Trivium tem como objetivo desenvolver na criança a expressão da linguagem, algo que nos dias de hoje se perdeu completamente.

Nós da Educalar, por definição e escolha do Método da Educação Clássica Cristã teremos como base o livro da Editora Monergismo, Ensinando o Trivium de Harvey e Laurie Bluedorn. Você poderá ver mais detalhes clicando no link a seguir, que o direcionará para o site da Monergismo (http://editoramonergismo.com.br).

Contudo, sugerimos a você que leia os 3 livros sobre o Trivium que temos no mercado brasileiro hoje, de forma que conseguirá entender diferenças expostas por cada autor.

Se desejar comprar os livros, clique nos títulos abaixo:

Ensinando o Trivium Volume I e II, Por Harvey E Laurie Bluedorn – Editora Monergismo.
O Trivium Clássico, Por Marshall McLuhan – Editora É Realizações.
O Trivium, Por Miriam Joseph – Editora É Realizações.

Boa leitura!

Educalar – Educação Domiciliar | Seja um Membro de Nossa Comunidade!
Faça Parte da Comunidade Educalar

Você deseja utilizar, compartilhar, copiar ou distribuir este artigo? Entenda como isso pode ser feito de maneira a respeitar os direitos  atribuídos a ele.
Creative Commons – [CC BY-NC-ND 4.0] – http://bit.ly/CCartigosEducalar