O que é uma prioridade? Algo que vem primeiro, que tem preferência. Se entendemos esta definição, o que é nossa prioridade?

Começo este artigo com esta definição e uma pergunta para que possamos refletir sobre nossa prioridade de vida.

É muito comum ouvir de pais que: não possuem tempo, dinheiro ou qualquer tipo de condição para que a educação de seus filhos seja uma prioridade. Isso vem em forma de: “não tenho tempo“, “não consigo educar meus filhos“, “não tenho dinheiro, preciso trabalhar” e muitas outras desculpas, que em alguns casos são sinceras e devem ter atenção, mas na maioria das vezes, pode ser apenas uma falta de prioridade.

Tudo em nossa vida é uma questão de prioridade. Quando não temos uma sincera vontade de algo, ela simplesmente é deixada de lado e algo que realmente é prioritário entra no seu lugar.

Uma prioridade toma a frente no tempo e recebe a devida atenção, deixando de lado outras coisas para que o que foi definido como prioridade receba a devida atenção.

Quando deixamos outras atividades tomarem o lugar daquilo que dizemos ser prioridade estamos revelando aquilo que realmente é prioridade para nós.

Então pergunto: “A educação dos seus filhos é uma prioridade?” Se a resposta é sim, avalie se suas ações refletem aquilo que você diz ser sua prioridade.

O que você tem abdicado para que a educação de seus filhos seja a prioridade que você diz que é?

É notório que algumas pessoas irão ter mais condições do que outras para investir naquilo que é prioridade, contudo mais do que dinheiro precisamos de tempo de qualidade e investimento sincero nas questões que rodeiam nossa escolha de educar nossos filhos em casa.

Mais do que reclamar que não se possui tudo que se deseja para que isso aconteça, é preciso produzir opções para que a educação aconteça. Quem sabe empreender e criar algo que ajude em casa seja uma boa saída.

O fato é que nossas ações respondem a pergunta que permeia nossa escolha em educar nossos filhos. Muito mais do que suas palavras ou a quantidade de grupos que você participa sobre educação, suas atitudes mostram o que realmente é prioridade.

Pare e reflita. Quem sabe seja um bom momento para você avaliar se o que você fala é realmente sua prioridade.

Às vezes, é importante refletir se o que você diz ser uma prioridade, não é apenas um modismo ou algo que você acha ser o correto, mas que não tem se esforçado como deveria para que de fato acontecesse.

Educar significa, necessariamente, ter responsabilidade. Assumir o que você se propôs a fazer e colocar a educação como prioridade.

Como posso fazer a educação uma prioridade?

Quando constatamos que há problema e que precisamos ajustar as coisas, precisamos saber por onde começar.

E começar pelo começo sempre é o melhor caminho.

Tenha sua rotina bem definida, procure seguir seu planejamento e avalie sempre o que comprar. Às vezes, entre sair para fazer um lanche e comprar um livro, você precisará comprar um livro. Às vezes, entre comprar calças novas ou curso de latim, terá que comprar um curso de latim. Tudo pelo bem do que é prioritário.

A ideia aqui não é te colocar na parede e dizer que precisa viver para seus filhos e esquecer o resto, a ideia é te mostra que a prioridade deve ter prioridade.

Quando seu engajamento com as coisas que você diz ser prioridade é grande, é porque você realmente tem se esforçado para cumprir aquilo que diz ser seu objetivo. Enquanto isso não acontece, você ainda não tem a educação de seus filhos como alvo diário.

Deste modo você pode:

  • definir uma rotina de casa
  • definir uma rotina de estudos pessoais
  • definir uma rotina de estudo das crianças
  • ter um plano de estudos
  • Viver o que tem planejado

Este é o começo do como fazer. A prioridade vai começar se identificar a partir do momento que você já tem seu dia a dia envolto de uma rotina sobre educação, que você tem um plano para que isso aconteça.

Para que você veja o resultado, comece a aplicar o que tens aprendido. Um passo de cada vez.

Um abraço! 😉

Texto: Emerson Almeida – Pai Educador.

Você deseja utilizar, compartilhar, copiar ou distribuir este artigo? Entenda como isso pode ser feito de maneira a respeitar os direitos  atribuídos a ele.

Creative Commons – [CC BY-NC-ND 4.0] – http://bit.ly/CCartigosEducalar