6 Passos para Começar a Educação Domiciliar

Logo após optarmos pela educação domiciliar, ficamos sem saber por onde começar, o que precisamos saber e onde buscar informação. É algo totalmente novo e talvez o melhor sentimento que descreva esse momento é medo. O medo de errar com àqueles que mais amamos.

Mas, fique calmo! A Educação domiciliar é algo prazeroso, que tem como grande pilar o amor. O amor que temos por nossas crianças.

Para te ajudar, vamos expor aqui de maneira breve, 6 passos para que você comece a educar seu filho em casa:

1 – Conheça a base legal que norteia a educação domiciliar no Brasil. Este é o primeiro tópico essencial para quem deseja começar a educar seus filhos em casa. Veja um pouco mais no artigo: Educação Domiciliar é Crime?.

2 – Faça o básico em seu lar. Cuidar do básico é organizar a rotina da casa, higiene e alimentação da família, horários de acordar, dormir, refeição, dia e horário de limpeza, lazer, leitura em voz alta, culto domiciliar e etc. Fique calmo, faça aos poucos, tenha determinação. Provavelmente você sempre terá o que ajustar, mas o importante é se esforçar para ter constância. Veja um pouco mais sobre rotina em Dica de Rotina no Canal da Educalar no Youtube. E as suas leituras você pode iniciar com as dicas de livros do artigo: 8 Livros essenciais para Iniciar a Educação Domiciliar.

3 – Escolha o método que será ensinado para seus filhos. Pelo menos tenha um método de base. Aqui na Educalar nós usamos e ensinamos o Método da Educação Clássica Cristã. Você pode começar a conhecer um pouco sobre este método, neste artigo de Perguntas e Repostas sobre Educação Clássica. Além disso, você pode ver aqui no nosso Blog, Três Motivos Para Definir Um MétodoComo Escolher Um Método.

4 – Procure os recursos necessários para iniciar (cursos, materiais, aulas). Mas, só faça isso após ter feito e entendido muito bem os passos anteriores. Aqui, por exemplo, você pode definir uma base educacional que será apresentada a seu filho, ou seja, um currículo. Temos um artigo chamado: Como Montar um Currículo?. Ele pode te ajudar. Definido o seu currículo, você precisa começar a pensar e colocar na ponta do lápis, o seu planejamento. Enquanto, o currículo é “o que“. O que será ensinado. Quais serão de fato os livros e materiais. Quanto tempo cada coisa será apresentada à nossos filhos, o planejamento do conteúdo é o “como“. É como eu e você faremos para alcançar o objetivo de educar nossos filhos em casa. É como tudo vai acontecer em nossa casa (pelo menos em teoria). O planejamento é de fato o plano que temos para que tudo ocorra tão bem quanto possível. Veja mais sobre planejamento: Dicas de PlanejamentoPalestra da Wanessa Almeida sobre Planejamento.

5 – Esteja próximo de outros homeschoolers (crianças educadas em casa). Um dos pontos mais importantes é o engajamento com a comunidade de educação domiciliar. Mesmo esta comunidade sendo online. A chave é evitar o isolamento. Para que você se sinta mais confiante, veja nosso artigo: A Importância de Participar de uma Comunidade e faça parte da nossa Comunidade.

6 – Fique atento(a) a eventos, palestras sobre a Educação Domiciliar no Brasil. São nesses eventos que sua comunidade de homeschoolers pode aumentar e novidades aparecem para facilitar o processo no dia a dia. Você pode encontrar muitos desses eventos online pelos grupos de comunidade homeschooling e Instagram  de famílias educadoras

Faça Parte da Comunidade EducalarA educação domiciliar é um ato de amor que precisa ser organizado e planejado, para que seja alcançado o sucesso.

Texto: Emerson Almeida – Pai Educador – Equipe Educalar
Revisão do Texto: Barbara Beatriz – Mãe Educadora – Equipe Educalar
Fonte Imagem: Educalar


Você deseja utilizar, compartilhar, copiar ou distribuir este artigo? Entenda como isso pode ser feito de maneira a respeitar os direitos  atribuídos a ele.
Creative Commons – [CC BY-NC-ND 4.0] – http://bit.ly/CCartigosEducalar

Artigos Relacionados

Sobre o editor(a) Ver todos os posts Autor do site

Emerson Almeida

Cristão Reformado, mora em Joinville (SC), casado com Vanessa Almeida, pai do Eric e Vitor.

9 ComentáriosDeixe um comentário

Deixe uma resposta

Seu e-mail não será publicado. Os campos marcados devem ser preenchidos *