Sempre quando falo de rotina é provável que venha a sua mente algo chato que sempre precisa ser feito do mesmo modo. Rotina tem uma “má fama” se podemos rotular assim. Rotina não é vista como uma “ferramenta” de produtividade, mas um modelo de coisas chatas que precisam ser feitas de um mesmo modo.

Contudo, posso afirmar que muitos têm um pensamento errôneo sobre o que é Rotina.

Rotina é o hábito de fazer sempre a mesma coisa, é um mesmo caminho para executar uma tarefa.

Muito do nosso estresse e falta de percepção de tempo é por termos uma vida de bagunça. Por mais que, às vezes, pensamos que nossa vida é organizada, quando não temos “regras” para o nosso dia significa necessariamente que alguém tem por nós.

Como assim?

Se você não toma a frente das coisas que precisam ser feitas em sua casa, alguém irá tomar. Pode ser uma visita inesperada, pode ser uma rotina desgastante com seus filhos, pode ser a falta de noção da hora do almoço ou hora de dormir. Você fica levando a vida e deixando a vida te levar.

A primeira etapa, que eu chamo de etapa 0.1 para quem deseja educar seus filhos em casa e para quem deseja ter uma vida mais organizada é ter uma rotina minimamente organizada. Você pode até achar que “perder” tempo com isso é perder, todavia, você estará ganhando tempo. Você estará tomando à frente das coisas que realmente são importantes.

Afinal, qual é a sua prioridade? Leia este artigo e reflita.

É fácil ter uma rotina?

Não. Principalmente para quem nunca teve ou tem dificuldade de se organizar. Posso falar isso com muita propriedade, pois sou a pessoa mais enrolada que conheço. Apesar de ter e estar mudando com o tempo e por muito incentivo da minha amada esposa, Vanessa, muito ainda precisa ser melhorado.

Quando olho pra trás vejo os benefícios que ter uma vida mais organizada tem me trazido.

Neste vídeo abaixo falo um pouco de um mal que afeta muitos de nós.

Agora apesar de não ser algo fácil, ter uma rotina é algo simples. Veja um exemplo prático de uma rotina de um dia qualquer em uma família educadora.

7h – pais acordam

8h – crianças acordam

8h30 – café da manhã [devocional]

9h -11h – momento de estudo

11h – família se une para preparar o almoço

12h – almoço

13h – 14h – descanso

14h – 15h – hora livre, leitura, conversa

15h – 17h – momento de estudo, visita externas

17h30 – café da tarde

18h – 19h – tempo livre, conversa com os pais

19h30 – jantar

20h30 – culto domiciliar

21h – crianças cama

Este é um exemplo. Cada família é uma família, cada casa é uma casa. Alguns dormem mais cedo, outros mais tarde, pegue a ideia do que seria uma rotina.

Mas Emerson, e se um dia furar e não der pra fazer algo? É exceção. Não se estresse. Você vai inclusive perceber quando isso acontecer vai querer voltar logo pra rotina.

Avalie inclusive que os pais têm do momento que as crianças vão dormir até a manhã do dia seguinte para ter um momento a sós, momento de estudos, momento extremamente importante do casal e que precisa acontecer.

Vejo muitas rotinas tão exaustivas que este momento some. A mãe está tão exausta que esquece dela e do marido. Isso é um erro. Educação domiciliar deste modo pode ser o inverso do que você está se propondo.

Rotina, avalie. Tenha uma. Peça ajuda. Monte e teste. Se algo não der certo, mude. Rotina precisa ser adaptada, cada família tem a sua. Veja o que é melhor pra você.

Aqui disponibilizo um material de apoio que foi montado para a palestra que fiz no CONOED de 2018, talvez ele te ajude com a indicação de alguns livros e uma lista de perguntas para você se organizar.

Não esqueça, sua rotina precisa estar organizada ou em processo de organização antes de você querer ser a mãe ou o pai expert em educação domiciliar. Dê um passo para trás. Depois verá os benefícios desta escolha.

Leia este excelente artigo que traduzimos do Rev. Richard Baxter: “Instruções para usar seu tempo diário de forma sagrada“.

Um abraço,

Emerson Almeida

Texto: Emerson Almeida – Pai Educador.

Você deseja utilizar, compartilhar, copiar ou distribuir este artigo? Entenda como isso pode ser feito de maneira a respeitar os direitos  atribuídos a ele.

Creative Commons – [CC BY-NC-ND 4.0] – http://bit.ly/CCartigosEducalar