Por Harvey Bluedorn

Está sem tempo para ler? Que tal ouvir o artigo? Ouça abaixo!

Ao aplicar o Trivium em cada etapa de desenvolvimento, podemos descrever os estágios em termos computacionais. Crianças estão:

  1. Inicializando” o sistema operacional na pré-gramática (do nascimento aos 9 anos).
  2. Digitando” a informação na Gramática (de 10 aos 12 anos).
  3. Processando” no nível Lógico (de 13 aos 15 anos).
  4. Imprimindo” no nível da Retórica (de 16 aos 18 anos).

A partir dos 16 anos as crianças se desenvolvem rapidamente em direção à idade adulta. Podemos chamar essa fase de Retórica de acordo com o Trivium clássico. Na maioria das vezes assuntos acadêmicos são o foco desse nível, entretanto, trataremos de questões que não são puramente acadêmicas, mas que são imprescindíveis no preparo para uma fase adulta madura.

Lembre-se de que não estamos tentando reconstruir uma educação clássica nos moldes das civilizações Grega e Romana. Não valorizamos o ensino de assuntos clássicos e da literatura da mesma forma que valorizamos o método clássico de ensino. Estamos tentando aplicar os princípios que eram expressos, mesmo que de modo imperfeito, na educação clássica antiga, de modo prático e em todas as áreas da vida. O objetivo de uma educação clássica em artes liberais era de dar ao estudante as habilidades e ferramentas básicas que eles usariam para se educarem. Entretanto, a educação acadêmica não é suficiente. Como forma de equilíbrio, precisamos observar esses três objetivos característicos da educação clássica hebraica: 1) ensinar a palavra de Deus ao seu filho; 2) prepará-lo para o casamento e 3) treiná-lo para gerenciar seus negócios e seu lar.

O nível da retórica é o que permite maior criatividade dentre todos. O que oferecemos nesse artigo é meramente um ponto de início, um modelo de trabalho para todas as famílias expandirem e adaptarem de acordo com suas necessidades, interesses, pontos fortes e fraquezas.

Faça Parte da Comunidade Educalar

Conhecimento acadêmico

Na Retórica, todos os fatos e teorias aprendidos anteriormente são aplicados. O ensino passará de uma constante instrução e correção para persuasão e direcionamento. Você receberá uma enxurrada de perguntas, liderará discussões e encorajará iniciativas e inovações individuais.

Linguagem

Não é porque seu filho já passou há muito tempo do nível da gramática que ele deve se afastar do estudo da linguagem. As habilidades gramaticais são essenciais para tudo que ele estudar. A menos que o estudante queira aprender alguma língua moderna estrangeira, o estudo do Latim e Grego antigo serão muito mais úteis do que estudar, por exemplo, Francês, Espanhol ou Alemão moderno. O Latim preparará o aluno para um vocabulário profissional, a entender muitas palavras do português e servirá como uma base para aprender qualquer língua românica. O Grego, com certeza, preparará o aluno para estudar a Bíblia. Se você possui tempo para ensinar apenas uma língua, nós sugerimos o aprendizado do Grego Bíblico. Se há tempo suficiente para duas, aprenda Latim primeiro e Grego depois.

Lógica

Não é porque seu filho passou da Lógica para a Retórica que o aprendizado de lógica deve ser abandonado. Os princípios da lógica se aplicam a praticamente tudo. Quanto mais ele estuda lógica, mais ele entenderá e mais apto será ao aplicá-la em todas as áreas.

Matemática

Sugere-se que aos 16 anos o aluno esteja aprendendo matemática avançada. Entre os 17 e 18 anos, o ensino pode se aprofundar em cálculo, ciência da computação, contabilidade ou engenharia, dependendo do objetivo profissional. Mas pode-se optar por diminuir a atenção a essa matéria para dar lugar a outros estudos mais importantes.

Ciências

O aluno pode aplicar currículos utilizados no ensino médio para o aprendizado em física, química e biologia. Existem bons currículos que podem ser utilizados. Nós indicamos os cursos: *Exploring Creation with Biology [Explorando a Criação com a Biologia], *Exploring creation with Chemistry [Explorando a Criação com a Química] e *Exploring creation with Physics [Explorando a Criação com a Física]. O aprendizado ainda precisa ser complementado com a leitura de fontes primárias de ensino. Projetos em feiras de ciências e competições são um complemento muito útil, pois colocam que foi aprendido em prática de um modo criativo. Em outras palavras, o aprendizado retórico das ciências é adquirido.

História, Literatura e Composição

Seria de grande importância para os alunos a leitura e resenha dos livros:

  1. Como ler livros: o guia clássico para uma leitura inteligente, de Montimer. J. Adler; (**disponível em português pela É Realizações)
  2. The Elements of Slyle [Os Elementos do Estilo], de Strunk e White;
  3. Classical Rhetoric for the Modern Student [Retórica Clássica para o Estudante Moderno], de Edward Cobertt.

Você pode combinar o ensino de história, literatura e composição, assim como no nível Lógico. Aumente o desafio agora que seu filho está na fase retórica.

Governo, Leis e Economia

Fontes excelentes para aprender esses assuntos são:

  1. An overview of Constitutional law [Um panorama da lei Constitucional], uma série de áudios de Paul W. Jehle.
  2. Basic American Government [Bases do governo americano], de Clarence B. Carson
  3. Basic Economics [Bases da Economia], de Clarence B. Carson

Discursos e Debates

O aluno deve preparar e apresentar ao menos um discurso e uma interpretação oral por mês. Se possível, participar de debates pelo menos uma vez ao ano. Debates dão ao estudante a oportunidade de afiar suas habilidades de pesquisa. Ao estudar para um debate, é necessário investir sete horas ou mais por semana em habilidades retóricas.

Arte e Música

O aluno deve seguir seus interesses nesse tópico.

Memorização

O aluno deve continuar a exercitar sua mente com memorização, especialmente a de passagens das escrituras.

Leitura em voz alta

Continue lendo em voz alta para a família cerca de duas horas diárias.

Bíblia

Adoração em família e em particular devem tirar cerca de uma hora por dia.

Durante a pré-gramática, os pais estão moldando suas crianças. Durante a gramática e lógica, estão desenvolvendo as habilidades básicas de seus filhos ao darem ferramentas básicas a eles. Mas na retórica, embora ainda estejam desenvolvendo certas habilidades, começam a trilhar seu caminho particular na vida, baseando-se em suas habilidades, talentos e interesses. Os pais devem avaliar as habilidades e talentos de seus filhos, ajuda-los a explorar interesses peculiares e encorajá-los nessas direções. Nós podemos encorajar hobbies (carpintaria, coleção de moedas, tricô, crochê), atividades especiais (exibições pecuárias, feiras de exibição, debates) ou instrução especial (programação, primeiros socorros, aulas de luta). Nossa influência na educação deles irá mudar aos poucos de instrutor a conselheiro, até que o Senhor comece a chamá-los e a guiá-los em outras direções e no futuro os chame ao casamento e a estabilizar seu próprio lar. Preparar bem academicamente os nossos garotos e garotas, deixando de lado habilidades práticas, é perder a linha de chegada com uma grande margem. Se você perder tempo preparando-os apenas para testes acadêmicos, deixará passar o aprendizado para os verdadeiros testes da vida. Para alguns pais isso é “moleza” enquanto que outros não fazem ideia da necessidade. A maioria de nós está em algum lugar entre os dois extremos, mas todos precisam ensinar habilidades práticas. Se as crianças não tiverem essas habilidades, haverá uma lacuna enorme em suas reais educações. Por outro lado, se você deixar de lado os ensinos acadêmicos e focar apenas em atividades, estará preparando filhos doentes e inábeis para servir a Deus e batalhar contra o mundo. Se cumprirmos nosso objetivo de unir a boa educação clássica de artes liberais em equilíbrio com a boa educação clássica hebraica, produziremos flechas fortes e incisivas para a glória de Deus.

Nota do tradutor: Muitos dos materiais indicados não estão disponíveis em Português. Entretanto, é objetivo do site disponibilizar a maior quantidade de material gratuito possível e indicar bons materiais a serem adquiridos. Fique de olho para não perder nenhuma novidade!

*Currículos em inglês
** Nota Educalar

Texto: http://www.triviumpursuit.com/articles/the_rhetoric_level.php
Tradução do Texto: Cynara Gabrielle Fernandes Pereira – Voluntária Educalar
Áudio: Mariana Góes – Equipe Educalar

Você deseja utilizar, compartilhar, copiar ou distribuir este artigo? Entenda como isso pode ser feito de maneira a respeitar os direitos  atribuídos a ele. Creative Commons – [CC BY-NC-ND 4.0] – http://bit.ly/CCartigosEducalar