Como Posso Comprovar o Ensino Domiciliar? – ENCCEJA

ENCCEJA

Uma das grandes dúvidas de quem deseja começar educar seus filhos em casa é Como Comprovar o Ensino que está sendo feito em casa.

E esta dúvida é muito importante e que precisa ser esclarecida, pois pode ajudar muito outras famílias aderirem a educação domiciliar, pela garantia que seus filhos não ficarão sem assistência.

Para esclarecer este ponto, este artigo visa apresentar o ENCCEJA – Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos.

Estas provas são gratuitas e podem ser feitas tanto para certificar a conclusão do ensino fundamental quanto do médio.

Segundo o site do MEC, a certificação constitui-se de provas estruturadas da seguinte forma:

Para o ensino fundamental:

  • Língua Portuguesa, Língua Estrangeira Moderna, Artes, Educação Física e Redação;
  • Matemática;
  • Historia e Geografia;
  • Ciências Naturais.

Para o ensino médio:

  • Linguagens, Códigos e suas Tecnologias e Redação;
  • Matemática e suas Tecnologias;
  • Ciências Humanas e suas Tecnologias;
  • Ciências da Natureza e suas Tecnologias.

Essas áreas do conhecimento foram estabelecidas a partir do currículo da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), de acordo com os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN’s).

O site do INEP tem materiais de apoio que as famílias podem utilizar para estudar e conhecer o conteúdo base das provas, como pode ser vista aqui.

Também é possível ver e até estudar provas anteriores, com seus respectivos gabaritos (para conhecer as respostas) aqui.

Quem pode fazer a prova?

Destinada aos jovens e adultos residentes no Brasil e no exterior, inclusive às pessoas privadas de liberdade, que não tiveram oportunidade de concluir seus estudos na idade apropriada.

Para certificação do ensino fundamental, é preciso ter, no mínimo, 15 anos completos na data de realização do exame. A certificação do ensino médio exige a idade mínima de 18 anos completos no dia de aplicação da prova.

A prova acontece 1 vez ao ano. A inscrição pode ser feita pelo site do INEP aqui.

Fonte: Site MEC – http://portal.mec.gov.br/encceja

Site INEP – http://portal.inep.gov.br

Artigos Relacionados

Sobre o autor Ver todos os posts Autor do site

Emerson Almeida

Cristão Reformado, membro da Igreja Protestante Reformada em Joinville (SC), casado com Vanessa Almeida e pai do Eric.

9 ComentáriosDeixe um comentário

  • Que Informações Maravilhosas Emerson!!
    Nós que fazemos Homescholing, somos muito questionados, termos todas as informações de como proceder, Nós traz mais segurança!!!
    Muito Obrigada!

  • Excelente matéria!! Nós famílias educadoras temos muitos pontos de interrogações e vocês têm nos ajudado muito. Obrigada à Educalar.

  • Como mãe educadora que fui criada estudando em casa, pelo método homeschooling, soube do ENCCEJA ano passado e me inscrevi no mesmo. Infelizmente, algo aconteceu de última hora, e não foi possível fazer, mas pretendo fazer este ano, simplesmente pela experiência. Com esta opção, já me sinto mais tranquila em relação aos meus filhos também.

  • Querido irmão Emerson, meu nome é Suellen, 32 anos, casada à 16 e mãe de quatro meninas nas idades de 12, 13, 14, 15.
    Eu e meu esposo somos cristãos e queremos começar ontem :)) o ensino domiciliar. Como podemos fazer? Tenho lido e assistido seus vídeos e tudo mais sobre o assunto mas, eu realmente não sei como posso fazer…elas já são mocinhas, estão ainda no colégio Adventista…
    Vc tem alguma ideia pra nós? Já de cara, encarar uma rotina seria meio complicado pois trabalhamos como voluntários em uma Comunidade Terapêutica pra dependentes químicos, onde imprevistos acontecem quase todos os dias e tal…Mas queremos, (se assim Deus permitir) começar logo pra que nossas filhas possam continuar estudando em casa, já moramos num sítio maravilhoso e não temos mais condições de pagar as mensalidades do colégio e também as despesas com combustível e tudo mais que são muitas, vc deve saber. Mas preciso deixar claro, o MOTIVO de fazer homeschooling não é financeiro (pois sei que também tem gastos) mas SIM religioso. Se Deus nos deu a capacidade de ensinar e educar nossos filhos no Caminho, pq não fazer isso em casa?
    Me perdoe o textão:) Nem sei se vc vai ler…mas tenho esperança e aguardo sua resposta amigo! Que o Senhor continue abençoando vcs! Paz a todos!

    • Oi Suellen,

      Muito obrigado por seu comentário.

      Começar a educação domiciliar com adolescentes é um grande desafio. Vocês precisam avaliar bem se isso é possível para que não venham negligenciar nada na educação das crianças.

      A falta de rotina pode e deve ser considerado como um empecilho, pois sem isso tudo pode ser muito estressante.

      Mas, se mesmo assim vocês estão dispostos, sugiro que veja meu vídeo sobre os 4 passos para começar (no youtube) e entendam cada ponto. Aplicando tão rápido quanto possível.

  • Amo o curso Premium da Educalar, tem me dado segurança para praticar o homeschooling. Estava em dúvida se adotaria ou não o ensino domiciliar, porém as vantagens são tão grandes que não quero privar o meu filho dessa forma gostosa e motivadora de estudar. Parte dele o interesse pelos estudos, e eu me sinto orgulhosa de proporcionar esse caminho a ele.

Deixe uma resposta

Seu e-mail não será publicado. Os campos marcados devem ser preenchidos *