Uma das grandes dúvidas de quem deseja começar educar seus filhos em casa é Como Comprovar o Ensino que está sendo feito em casa.

E esta dúvida é muito importante e que precisa ser esclarecida, pois pode ajudar muito outras famílias aderirem a educação domiciliar, pela garantia que seus filhos não ficarão sem assistência.

Para esclarecer este ponto, este artigo visa apresentar o ENCCEJA – Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos.

Estas provas são gratuitas e podem ser feitas tanto para certificar a conclusão do ensino fundamental quanto do médio.

Segundo o site do MEC, a certificação constitui-se de provas estruturadas da seguinte forma:

Para o ensino fundamental:

  • Língua Portuguesa, Língua Estrangeira Moderna, Artes, Educação Física e Redação;
  • Matemática;
  • Historia e Geografia;
  • Ciências Naturais.

Para o ensino médio:

  • Linguagens, Códigos e suas Tecnologias e Redação;
  • Matemática e suas Tecnologias;
  • Ciências Humanas e suas Tecnologias;
  • Ciências da Natureza e suas Tecnologias.

Essas áreas do conhecimento foram estabelecidas a partir do currículo da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), de acordo com os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN’s).

O site do INEP tem materiais de apoio que as famílias podem utilizar para estudar e conhecer o conteúdo base das provas, como pode ser vista aqui.

Também é possível ver e até estudar provas anteriores, com seus respectivos gabaritos (para conhecer as respostas). aqui.

Quem pode fazer a prova?

Destinada aos jovens e adultos residentes no Brasil e no exterior, inclusive às pessoas privadas de liberdade, que não tiveram oportunidade de concluir seus estudos na idade apropriada.

Para certificação do ensino fundamental, é preciso ter, no mínimo, 15 anos completos na data de realização do exame. A certificação do ensino médio exige a idade mínima de 18 anos completos no dia de aplicação da prova.

A prova acontece 1 vez ao ano. A inscrição pode ser feita pelo site do INEP aqui.

Fonte: Site MEC – http://portal.mec.gov.br/encceja

Site INEP – http://portal.inep.gov.br

Texto: Emerson Almeida – Pai Educador.

Você deseja utilizar, compartilhar, copiar ou distribuir este artigo? Entenda como isso pode ser feito de maneira a respeitar os direitos  atribuídos a ele.

Creative Commons – [CC BY-NC-ND 4.0] – http://bit.ly/CCartigosEducalar