O Dom da Leitura em Voz Alta

O dom da leitura em voz alta

Ler em voz alta para seus filhos é um presente que você pode dar a eles o ano todo. Se você criar um hábito de ler juntos apenas um capítulo de um bom livro de literatura todos os dias, estará dando a seus filhos um presente precioso. Na verdade, você pode não perceber o quanto esse presente é valioso. Deixe-me compartilhar com você o que o dom de ler em voz alta dá aos seus filhos.

  1. Você está alimentando suas mentes com idéias vivas. Este é o único alimento em que suas mentes crescem: idéias. Idéias que os atingem profundamente e criam raízes, geram outras ideias que abrem seus olhos para a vida ao seu redor e todas as suas possibilidades.
  2. Você está instruindo suas consciências. Enquanto escutam as escolhas que os diferentes personagens do livro fazem, e então as conseqüências dessas escolhas se desdobram no enredo, elas aprendem valiosas lições de vida e esses sólidos princípios são fortalecidos dentro de seus próprios corações.
  3. Você está ampliando sua imaginação. A imaginação é um desses recursos que parece crescer e se expandir com o uso. Quanto mais você usa sua imaginação, melhor funciona e mais ela pode aguentar. A capacidade de imaginar em sua mente o que você está ouvindo é uma habilidade importante. Retratar as cenas de um livro enquanto elas são lidas em voz alta dá a seus filhos uma ótima prática em cultivar esse hábito de imaginar.
  4. Você está expandindo seus vocabulários. Tantas palavras novas podem ser aprendidas no contexto de uma história. É claro que as crianças podem não entender imediatamente todas as formas de entenderem uma palavra na primeira vez que a ouvirem; mas com o passar do tempo, à medida que ouvem essa palavra usada em outros livros e outras situações, outras frases essas definições encaixam em suas mentes e elas podem usá-las em seus próprios escritos. A grande coisa é que elas estão ouvindo essas palavras usadas por excelentes autores que são mestres em seu ofício de ferreiro de palavras.
  5. Você está cultivando o seu gosto por bons estilos de escrita. Ao ler bons livros escritos pelos melhores autores, você está moldando seu senso de boa escrita. E dando a eles uma variedade desses bons autores, que têm vozes e estilos de escrita diferentes, você está mostrando a seus filhos que existe uma maneira correta de escrever. Eles podem desenvolver suas próprias vozes de escrita e os grandes autores com os quais estão familiarizados ajudarão a moldar essa voz pessoal.
  6. Você está ajudando-os a processar as circunstâncias da vida em um ambiente seguro. A boa literatura pode conter algumas situações difíceis: as pessoas que você aprende amar,  morrem; as famílias lutam para sobreviver; as crianças lidam com doença e incapacidade; as pessoas experimentam preconceito e ódio; a guerra é perdida; as dificuldades aumentam. Estas são as circunstâncias da vida que nós, mães, nunca queremos que nossos filhos passem, mas também entendemos que não podemos controlar tudo o que acontece ou vai acontecer com elas. Ao ler bons livros onde essas circunstâncias difíceis acontecem – geralmente a um personagem favorito – estamos permitindo que nossos filhos experimentem essa emoção em menor grau. E como eles ouvem sobre como os outros personagens do livro respondem a essas circunstâncias, eles mantêm essas idéias em seus corações onde estarão esperando quando circunstâncias difíceis da vida real surgem em seu caminho.
  7. Você tem o hábito de ler todos os dias, o que proporciona uma atividade saudável e lucrativa para o lazer. Ler bons livros é uma ótima maneira de passar o tempo livre. E todos os dias que você lê juntos, como sempre, serve para reforçar esse bom hábito.
  8. Você está demonstrando como ler bem em voz alta. A capacidade de ler em voz alta é uma habilidade importante a ser desenvolvida. Toda vez que seus filhos ouvem você ler em voz alta para eles, eles estão ouvindo o seu exemplo e aprendendo com ele. Se esta ideia te deixar desconfortável, dê uma olhada no post que eu fiz em Reading Aloud (Lendo alto), para que seus filhos gostem de ouvir.
  9. Existe mais uma coisa que você está dando aos seus filhos toda vez que você lê em voz alta para eles. Você está dando a eles laços familiares mais fortes. Você está unindo os corações de sua família através de experiências compartilhadas. Viver a vida juntos cria um vínculo forte; experimentar juntos fortalece esses laços. Ao ler livros como uma família, todos os seus filhos terão o mesmo depósito intelectualmente e emocionalmente rico, pois todos vocês terão “vivido” os mesmos eventos e personagens desses livros. Você terá experimentado as mesmas partes agradáveis, as mesmas partes cheias de tensão, as mesmas partes repugnantes, as mesmas partes tristes. Vocês terão vivido juntos essa “vida do livro” e essas experiências compartilhadas criarão fortes conexões.

Charlotte Mason valorizou o dom de ler em voz alta como uma família. Aqui está o que ela disse sobre isso:

“Há poucos vínculos familiares mais fortes do que esse hábito de dedicar uma hora ocasional à leitura em voz alta, nas noites de inverno ou a qualquer momento. A prática é agradável na hora, e agradável no retrospecto, dá ocasião para muitas conversas brilhantes, alegres e sábias, e acelera o afeto familiar por meio de simpatia intelectual. De fato, a maravilha é que qualquer família deve aderir um meio tão simples de puro desfrute, e de cultura moral, bem como intelectual ”(Formação do Caráter, p. 220).

Um presente tão valioso, está na leitura em voz alta juntos. E tudo o que custa é algum tempo. Eu sei que, às vezes, nosso tempo é o mais precioso para nós, mas não vale a pena investir apenas meia hora por dia para dar aos seus filhos um presente maravilhoso?

Não há melhor momento para começar do que agora. Hoje. Use qualquer época do ano, para ler um grande livro juntos. Você pode ter certeza que este é um presente que eles irão desfrutar e beneficiar durante o resto de suas vidas.

Texto original: http://bit.ly/2RPnbvK

Traduzido por: Alessandra Martins – mãe educadora

Sobre o autor Ver todos os posts Autor do site

Emerson Almeida

Cristão Reformado, membro da Igreja Protestante Reformada em Joinville (SC), casado com Vanessa Almeida e pai do Eric.

17 ComentáriosDeixe um comentário

  • Além de tudo isso, caso você escolha ler AO LADO de seu filho, como faço com os meus, principalmente seguindo o texto com o dedo, isso ajuda IMENSAMENTE na compreensão de como letras formam palavras, e palavras formam frases, resultando num aprendizado ainda mais completo da alfabetização. Creio firmemente que este investimento de meu tempo foi uma das coisas mais valiosas até hoje! (Filhos com 6 e 3 anos atualmente.)

  • Iniciamos a leitura em voz alta ano passado junto com o início do ensino domiciliar aqui em casa. Minha filha está com 12 anos e percebo como essa prática fez falta pra ela e pra mim também. Agora minha expectativa é que o pequeno João que está com 1 ano e 10 meses cresça nesse ambiente. Tudo pra nós é um grande aprendizado.

  • A Leitura enriquece a imaginação e também o vocabulário, gosto de ler para o meu filho, é interessante como decoram as frases, Como o hábito faz com que mesmo pequenos, aprendam a gostar de ouvir! O que preciso agora é investir nos clássicos! Será uma ótima experiência para todos nós! <3

  • Eu tinha apenas o hábito de ler a Bíblia para meus filhos, mas ano passado, quando iniciamos a educação domiciliar, comecei as leituras em voz alta e fiquei impressionada com os resultados. Além de me aproximar ainda mais dos meus filhos, percebo que o vocabulário tem sido enriquecido e o desejo deles pela leitura tem aumentado. Que experiência maravilhosa tem sido essa hora!!

  • Minha filhinha fará 2 aninhos e de manhã leio a Bíblia com ela, oramos, ouvimos louvores. Tem sido uma bênção, as vezes ela me traz um livrinho pra eu ler, ou quando sento no tapete pra ler, ela já vem e senta no meu colo. Quero muito dar o exemplo a ela, confesso que preciso melhorar muito! Estamos apenas no começo. Ótimo texto, me sinto incentivada! Deus abençoe!

  • Uma das melhores lembranças da minha infância é a cena da minha avó lendo pra mim e eu deitada no chão da sala ouvindo. Isso me trouxe um amor enorme pela leitura que infelizmente foi diminuindo com o tempo devido à rotina exaustiva. Entretanto, após ter filhos, retomei o hábito, até para servir de exemplo para as crianças, e tem sido maravilhoso!

  • Aqui em casa lemos em voz alta todos os dias. Com a mais velha, que vai fazer 5 anos no meio do ano, já leio livros de capítulos e ela ama. Fica bem chateada quando temos um imprevisto e não podemos ler. A menor, que ainda não fez 2 anos, fica acompanhando nossa leitura brincando. Confesso que às vezes nos atrapalha um pouco, mas vamos contornando cada situação.
    Uma coisa que fez o interesse pelos livros aumentar foi diminuir a televisão. Minha filhinha de um ano anda “o dia inteiro” com um livro na mão pedindo LÊÊÊ…

  • Desde que passei a dedicar um período do dia para ler em voz alta para meus filhos pude perceber o qual benéfico esse hábito é.
    Lembro de ter ouvido alguém dizer que quando nossos filhos nos pedem para lermos um livro para eles não devemos desperdiçar esse momento, seja lá quão importante seja o que estamos fazendo ou quão cansados estamos naquele momento, o melhor que temos a fazer é ler para eles.

  • A Leitura em Voz Alta marca a vida das crianças de uma maneira tão especial e falo isso por experiência própria, pois aqui em casa eles pedem a LVA todos os dias e fico impressionada em como imaginam o desenrolar das estórias – dá para olhar no rostinho deles!
    A prática da LVA tem ajudado muito minhas filhas na formação de textos. E o vínculo familiar aumenta muito, é algo bem prazeroso!

    • É uma maravilha mesmo. Aqui em casa minha filhinha também ama! 😉
      Obrigada pelo seu comentário, querida. Beijo.

Deixe uma resposta

Seu e-mail não será publicado. Os campos marcados devem ser preenchidos *