Por Émile Bernardes
17 de Dezembro de 2020

O chocolate pode ser encontrado em grande variedade de intensidade e sabor, e está presente em muitas receitas de sobremesa. No artigo abaixo, além da receita e informações nutricionais do Mousse de Chocolate, você encontrará algumas curiosidades sobre esse alimento.

Receita

Mousse de Chocolate

Categoria: Sobremesa
Sugestão no cardápio: Após almoço

Ingredientes:

2 caixas de creme de leite (400g)
1 caixa de leite condensado (395g)
3 barras de chocolate 60% cacau (270g)
⅓ pacote bolacha champagne (50g)

Modo de Preparo:

Bata o creme de leite na batedeira, até ficar na consistência aerada, reserve. Derreta o chocolate em banho maria ou no microondas, misture o chocolate derretido com o leite condensado, e em seguida misture com o creme de leite, pode bater a mão, com um fuê ou colher. A mistura vai escurecer conforme for misturada. Depois de misturar, coloque em um refratário uma camada de mousse, e uma camada de bolacha champagne desmanchadas, assim sucessivamente, alternando uma camada de mousse e uma de bolacha champagne. Leve a geladeira por aproximadamente 3 horas.

Tabela Nutricional

Tabela-Nutricional-Mousse-de-Chocolate

Armazenamento

Conservar o mousse na geladeira por até 5 dias.

Curiosidades sobre o chocolate

Você sabia? 

É muito interessante estudarmos o processo de produção de alimentos ou objetos. Na maioria das vezes, não fazemos ideia do tamanho do trabalho, da quantidade de pessoas, de técnicas e equipamentos que o produto passou antes de chegar em nossas mãos. Mas quando adquirimos essas informações, esse conhecimento, o objeto/alimento em questão passa a ter outro valor para nós. É o que acontece com o chocolate. Você sabia que uma parte da produção do chocolate é manual, feita por famílias em fazendas de cacau? Confira abaixo essa admirável linha de produção.

Infografico-mousse-de-chocolate

Outra curiosidade interessante do cacaueiro, é que ele pode ser utilizado para outras finalidades.. A semente, como já vimos, é utilizada como matéria prima do chocolate. Da polpa do fruto é possível fazer sucos, geleias, destilados finos, xaropes, sorvetes, doces, etc. A casca pode ser utilizada para alimentar bovinos, suínos, aves e até peixes, seja in natura ou como farinha. A casca também pode ser utilizada na produção de biogás e biofertilizante, entre outras coisas.

Nome científico

O nome científico do cacaueiro é Theobroma cacao

Origem

Continente Americano

Imagem

Na imagem abaixo, você pode conferir as principais diferenças entre os tipos de chocolate em relação à quantidade de cacau, antioxidantes e demais ingredientes encontrados no produto. Lembrando que essas quantidades podem variar de acordo com as diferentes marcas. 

Vale destacar também, para melhor compreensão das informações da imagem, o significado de antioxidantes. Um antioxidante é capaz de impedir a oxidação de outras moléculas, reação que produz radicais livres, que, quando em excesso no corpo, podem danificar ou causar a morte de células. Os antioxidantes interrompem essas reações. Eles podem ser encontrados naturalmente em diversos alimentos, por isso sempre orientamos uma alimentação saudável e diversificada. 

Imagem-mousse-de-chocolate

Tabela nutricional do chocolate ao leite

TACO-mousse-de-chocolate(Fonte: Tabela Brasileira de Composição de Alimentos – TACO 4)

Variações do alimento e suas aplicações na cozinha

O chocolate pode ser encontrado em pó, líquido, barras, gotas, nibs, granulados. Pode variar em sua intensidade em relação ao cacau, de 0 a 100%. Ainda, de acordo com a gordura utilizada, teremos chocolates de melhor ou pior qualidade. É utilizado como parte dos ingredientes de uma receita, podendo ser ingrediente principal ou não, ou também pode ser utilizado como calda e cobertura de algumas preparações. 

Fontes Bibliográficas

BRASIL. Ministério da Saúde, Secretaria de Políticas de Saúde, Coordenação-Geral da Política de Alimentação e Nutrição. Alimentos Regionais Brasileiros. Brasília: Ministério da Saúde, 2002.

MEDEIROS, Janaina. Fruto do pecado? Guia Gourmet Chocolate: da história ao consumo, saiba tudo sobre essa deliciosa preciosidade. São Paulo, n.01.

MARTINS, Juliana. Irrecusáveis. Guia Gourmet Chocolate: da história ao consumo, saiba tudo sobre essa deliciosa preciosidade. São Paulo, n.01.

Receita: Émile Bernardes
Fonte Vídeo: Émile Bernardes
Conteúdo Nutricional: Camila Andrade

Você deseja utilizar, compartilhar, copiar ou distribuir este artigo? Entenda como isso pode ser feito de maneira a respeitar os direitos  atribuídos a ele.
Creative Commons – [CC BY-NC-ND 4.0] – http://bit.ly/CCartigosEducalar