Por Andrea G. Schwartz
27 de Novembro de 2006

Tenho certeza que você está pensando que eu cometi um erro neste título. Está dizendo para você mesmo, eu pensei que educação domiciliar fosse sobre pais ensinando seus filhos.

Há mais de 25 anos como educadora domiciliar, tenho sido a “professora” principal  dos meus filhos. Como eu tive o benefício de estudar em uma boa escola particular, eu fui capaz de lidar bem com as matérias como gramática, matemática e história.

Faça Parte da Comunidade Educalar

Todavia, tiveram matérias (língua estrangeira, ciência e música) que eu não dominava, embora tenha recebido boas notas quando eu era estudante. Nestes casos, eu deleguei minhas responsabilidades de ensinar para outras pessoas, através de aulas particulares ou grupos de apoio.

Sucessivamente com cada filho, eu fui melhorando meus métodos e aperfeiçoando os processos. Eu eliminei muitos “trabalhos” que alguns livros recomendam, sabendo que eles eram recomendados para professores lidando com 20 ou mais alunos. Como eu não me encontrava em tal situação, eu pude tornar as tarefas mais interessantes ou práticas. Entretanto, um a um com a mamãe podia, e acontecia de algumas vezes, tornar-se tedioso, para os dois, “professor” e estudante. Para combater isto, eu usei a criatividade, e encontrei uma variedade de recursos para complementar os meus ensinamentos.

Há inúmeras editoras que atendem a  educação domiciliar e produzem cursos em DVDs e CDs. Com a atual tecnologia disponível, é bastante possível conseguir um completo “time” de excelentes professores para trabalhar com os seus estudantes, direto do seu aparelho de multimídia. O fato das apresentações poderem ser vistas repetidamente, se necessário, junta-se com o fato de que o valor para adquirir as produções são normalmente acessíveis, possibilitando este ambiente de aprendizado ultrapassar muitas instituições acadêmicas boas.

Algumas editoras até permitem que você ligue e receba assistência em qualquer parte da matéria que você não entenda. Nós usávamos este procedimento para química, álgebra, ciência em geral, biologia, história mundial, história americana, física, anatomia e fisiologia, espanhol, peças de Shakespeare, geometria e literatura inglesa. Certamente, nem todos estes recursos vem de uma consciente perspectiva cristã, mas, muitos não são inconsistentes com nossa fé. E, com àqueles que explicam a “religião da evolução”, o botão de pausa é usado por mim para clarificar e instruir em tópicos específicos.

Minhas crianças olham com carinho para estes professores, como se eles realmente estivessem na mesma sala de aula que eles. Algo interessante que aconteceu: minha caçula (que teve o benefício de assistir alguns destes cursos juntos com sua irmã mais velha de 7 anos), já havia feito este curso, ela lembrava dele com tantos detalhes, que, frequentemente, ela podia dizer o que o instrutor diria antes mesmo dele faze-lo!

Para aqueles, cujo orçamento dificulta a compra destas séries todas para sua biblioteca pessoal, eu recomendo que famílias educadoras, considerem a compra e o uso compartilhado.

Ou melhor, veja se vocês conseguem que suas igrejas ou grupo de apoio invistam em uma biblioteca, para que famílias que façam educação domiciliar possam fazer uso destes materiais. Uma mensalidade pode proporcionar uma considerável compra de material. E claro, você pode usar eBay e site de HSLDA usados para economizar.

Acredito que você achará isto um excelente modo de ampliar os materiais de educação domiciliar.

Nota Educalar: Na época deste artigo era comum o uso de mídias em CD e DVD, hoje (14 anos mais tarde), temos muito mais conteúdo e tudo online, ou seja, é possível acessar tudo com um celular (ou computador) e internet. Usar destes recursos pode ser muito proveitoso para as famílias educadoras.

Tradução: Sueli Santos – Voluntária Educadora
Fonte Texto Original: https://chalcedon.edu/blog/recruiting-your-home-school-faculty
Fonte Imagem: https://www.pexels.com/pt-br/foto/abstrato-alfabeto-brincadeiras-categoria-301926/

Você deseja utilizar, compartilhar, copiar ou distribuir este artigo? Entenda como isso pode ser feito de maneira a respeitar os direitos  atribuídos a ele.
Creative Commons – [CC BY-NC-ND 4.0] – http://bit.ly/CCartigosEducalar