Como Montar um Currículo para Homeschooling

Como montar um currículo para homeschooling é um dos assuntos mais procurados quando começamos a entender sobre educação domiciliar e decidimos educar nossos filhos em casa. Como montar um currículo torna-se algo assustador, afinal, poucos pais já passaram por esta experiência, o que nos faz ter muito medo.

Qual é nossa primeira ação?

Nossa primeira ação é procurar materiais, começamos a salvar pastas do Google Drive, salvar PDFs, adicionar vídeos em nossas playlists do Youtube, e acreditamos que isso vai nos ajudar em nosso dia a dia educando nossos filhos em casa. Mas, será que ter materiais salvos é tudo que precisamos? Será que vale a pena o tempo que despendemos buscando estes materiais? Vamos ver como podemos montar um currículo para seu homeschooling.

Como Montar um Currículo para Homeschooling

Elaborar um currículo é um desafio. Neste artigo, buscarei deixar este desafio mais simples de ser entendido. Se você, ao final dele, conseguir uma luz, meu objetivo terá sido alcançado. Isso não significa que o simples seja fácil. Elaborar seu currículo para aplicar no seu homeschooling dará trabalho e precisará de tempo.

O que você precisa entender sobre currículo é que ele é o caminho pelo qual seus filhos irão passar na jornada de estudos em casa. Este currículo precisa ter um foco bem definido e você precisa ter clareza de qual é o objetivo ao final dele.

Ao “achar” um currículo pronto na internet, você está assumindo o caminho que outra pessoa ou organização desenvolveu. Isso pode ser de grande ajuda quando o objetivo do currículo está alinhado com o seu objetivo, mas pode ser muito desastroso quando você, ao assumir o currículo pronto, percebe que não era o que você buscava.

Um ponto muito importante neste processo é entender que o currículo que definimos mostra qual é a nossa cosmovisão, ou seja, aquilo que cremos. É importante lembrar neste processo que não há ponto de vista neutro, por mais que todo sistema em que estamos inseridos queira nos empurrar que neutralidade é uma realidade.

Faça Parte da Comunidade Educalar

Sendo assim podemos fazer uma divisão em que nossos currículos poderão ter basicamente dois objetivos (duas possibilidades de cosmovisão). Atenção! Você deve entender que seu currículo deve ter apenas um dos objetivos citados abaixo.

Primeira Possibilidade de Objetivo

Um currículo que tem como objetivo glorificar a Deus (1Co 10:31). Todo conteúdo, matéria e materiais partirão deste princípio.

Segunda Possibilidade de Objetivo

Um currículo humanista. Todo conteúdo estará centrado no homem ou no próprio conteúdo, que, por sua vez, é o homem sendo o centro novamente. Entenda aqui como homem seus próprios filhos. Às vezes, entendemos que nossos filhos são o centro do universo. Tenha cuidado! Isso pode entrar na sua casa da forma mais “florada” possível.

Isto precisa ficar muito claro para nós: Qual é o objetivo pelo qual estamos montando um currículo? Queremos que nossos filhos aprendam, cresçam e se desenvolvam para glorificar a Deus, ou queremos que nossos filhos aprendam, cresçam e se desenvolvam para entrarem em uma faculdade, tenham um lindo currículo profissional e sejam grandes intelectuais que foram educados em casa?

Lembre-se, glorificar a Deus em tudo não significa fazer de qualquer forma, não significa não ir para faculdade, não significa ter um currículo profissional ruim. Contudo, o principal é fazer nosso melhor para nosso Deus.

Cosmovisão

Alguns livros que você pode ler para conhecer mais sobre cosmovisão:

1 – Dando Nome ao Elefante – https://amzn.to/351rDQx

2 – A Mente de Cristo – Conversão e Cosmovisão Cristã – https://amzn.to/350I2Vl

3 – Cosmovisão – https://amzn.to/352adTP

Veja também estes dois vídeos sobre Cosmovisão…

Dado estes esclarecimentos, escolha seu objetivo e vamos à prática.

1 – Currículos na internet

Existem inúmeros currículos na internet. Você pode procurar tanto em inglês como em português. O próprio site do governo brasileiro mantém um currículo base que é conhecido como BNCC (Base Nacional Comum Curricular).

Eu não acredito que famílias cristãs consigam aplicar este currículo de forma integral por diversos motivos, mas, principalmente, por seu foco excessivo em conteúdo e políticas como: feminismo, aborto e ideologia de gênero.

Mas a BNCC pode ser um começo. Através dela, você terá um norte e poderá ajustar para sua família um currículo base para educar seus filhos em casa.

Acesse e confira: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/

2 – Livros

Na minha opinião, existem livros que, se forem lidos, não precisaríamos de mais nada para educar nossos filhos em casa. Eles nos dariam a base para estruturar tudo que precisamos. Entretanto, entendo que nem todos têm condições de sistematizar um livro para aplicá-lo no dia a dia. Então, este trabalho fica para pequenos cursos que ajudam neste processo e facilitam a vida de famílias educadoras.

Mesmo assim, sugiro que você leia alguns livros. Veja-os abaixo.

Moldando sua Mente

1 – A Desgraça do Ateísmo na Educaçãohttps://amzn.to/3bnGQ0x

2 – Maquiavel Pedagogohttps://amzn.to/2wWqAVe

3 – Esquizofrenia Intelectualhttps://amzn.to/3cwkZ7c

4 – Quem Controla A Escola Governa o Mundohttps://amzn.to/3amTnju

5 – Ensinando o Trivium 1https://amzn.to/34Tk7ah

Montando seu Currículo

1 – A Filosofia do Currículo Cristãohttps://amzn.to/2wWRdJI

2 – Ensinando o Trivium 2https://amzn.to/3eE0ozL

3 – Educação por Princípios – Fundamentos Currículo Escolar – https://aecep.org.br/

4 – A Mente Bem Treinada – Um Guia para Educação Clássica em Casa – https://amzn.to/2KqicjU

São todos os livros que você precisa ler para montar o seu currículo? Não. Mas estes livros serão um bom começo e darão uma excelente base para você educar seus filhos em casa, montando um currículo de excelente qualidade e que glorifique à Deus.

Faça Parte da Comunidade Educalar

3 – Comprando Kit de Material Didático

Outra forma muito interessante e rápida para você iniciar a Educação Domiciliar é comprando um kit de materiais prontos, por exemplo, materiais do Sistema Mackenzie de Ensino (SME). Ao fazer isto, você recebe todos os materiais de um ano de trabalho e não precisa se preocupar com a base do ensino de seus filhos, alocando apenas materiais de apoio como os que temos disponíveis à Comunidade Educalar para complementar e facilitar a educação de seus filhos.

Ao comprar um KIT, você precisa saber quem está por trás da elaboração do material que você pretende usar, porque não basta você orar antes das aulas e achar que é suficiente para que sua cosmovisão cristã seja aplicada ao currículo de um kit de material didático. Avalie muito bem o material escolhido e quem está por trás.

Estas são 3 formas de obter um currículo para educar seus filhos em casa. Você pode escolher apenas uma delas ou mesclar a que for melhor para você.

É importante que você saiba que a formação do currículo deve estar totalmente alinhada com o método de ensino que irá escolher, por exemplo, a educação clássica.

Qual é a ordem que sugiro que você trabalhe?

1 – kIT de material pronto – Acredito que seja a melhor opção para famílias que estão começando. Some tudo isso à leitura dos livros Moldando sua Mente, citados acima no item 2.

2 – Livros + Internet – Após alguma experiência com ensino, acredito que você deva partir para elaborar seu próprio currículo, tudo fará mais sentido e você perceberá que será o melhor caminho.

Avance um passo de cada vez no seu processo de montar seu currículo para iniciar o homeschooling com seus filhos.

Um abraço,
Emerson Almeida



Texto:
Emerson Almeida – Equipe Educalar.
Revisão Texto: Jemima Ribeiro – Voluntária Educalar.
Fonte da Imagem: https://www.pexels.com/photo/person-holding-blue-ballpoint-pen-writing-in-notebook-210661/

Você deseja utilizar, compartilhar, copiar ou distribuir este artigo? Entenda como isso pode ser feito de maneira a respeitar os direitos  atribuídos a ele.
Creative Commons – [CC BY-NC-ND 4.0] – http://bit.ly/CCartigosEducalar

Artigos Relacionados

Sobre o editor(a) Ver todos os posts Autor do site

Emerson Almeida

Cristão Reformado, mora em Joinville (SC), casado com Vanessa Almeida, pai do Eric e Vitor.

6 ComentáriosDeixe um comentário

  • Ótimo texto, Emerson.
    Concordo que a opção de currículos prontos é a melhor opção para quem está iniciando, a não ser para aquelas famílias que se decidiram pela educação domiciliar quando os filhos ainda eram bem pequenos. Essas têm tempo para se preparar lendo livros como os indicados aqui, fazendo cursos e aprendendo com famílias mais experientes. Assim, podem experimentar uma das melhores coisas do homeschooling, que é a liberdade para ensinar a cada criança de forma única.

  • Minha filha tem 3 anos e estou usando o currículo do livro Educação por Princípios como base, por indicação da Educalar. Como gostei do livro, passei a recomendá-lo também.

  • Oi Emerson, tenho visto os vídeos da educalar e tem sido de grande valia, pois estava ansiosa em querer aplicar e fazer logo um currículo. É, realmente necessário estudar, ir com calma até ser firmado muitos conceitos. Gratidão pelo aprendizado!

  • O que mais me chamou a atenção foi o site da bncc, eu desconhecia completamente, mesmo tendo um filho na escola a tanto tempo.
    Quero fazer o uso da cosmovisão, outra coisa que desconhecia completamente.
    Agora é só aplicar no nosso dia a dia.

Deixe uma resposta

Seu e-mail não será publicado. Os campos marcados devem ser preenchidos *