Por que estudar a Lógica?

Por que Lógica

por Harvey Bluedorn

Por que estudar Lógica? Talvez a coisa mais importante para ensinar ao seu filho, para prepará-lo para confrontar este mundo é uma compreensão firme das habilidades de raciocínio lógico. Sem essa habilidade refinada – a capacidade de raciocinar corretamente – seu pensamento não estará firmemente ancorado, mas é “jogado de um lado para o outro e levado a cabo por todo vento de doutrina“. As crianças que logicamente conseguem entender em que acreditam irão se agarrar à verdade e serão capazes de defendê-las durante toda as suas vidas.

A lógica é necessária para analisar as crenças de outras pessoas. Falácias lógicas estão em toda parte de nossa sociedade. Se o seu filho não consegue detectar os erros lógicos que ele ouve, então como ele irá discernir quem está certo? O estudo das falácias lógicas (erros comuns no raciocínio) é importante para raciocinar criticamente através dos argumentos dos outros.

A lógica é necessária para entender e comunicar nossas próprias crenças. A Escritura nos ordena a fazer prova de nossas doutrinas e práticas. (Efésios 5:10) Devemos raciocinar e discutir se baseando nas Escrituras com argumentos persuasivos e convincentes (Atos 17: 2) Se formos capazes de pensar e raciocinar claramente através da Bíblia, então estaremos melhor equipados para dar uma resposta apropriada em defesa da nossa fé. (I Pedro 3:15)

Lógica é necessária. O estudo da lógica formal deve ser considerado fundamental para todo currículo educacional. No passado foi. As raízes da lógica se estendem a todos os outros assuntos. A construção e programação de computadores, por exemplo, baseia-se inteiramente na aplicação das leis da lógica. As provas de álgebra e geometria dependem das leis da lógica. As leis da lógica, de uma forma ou de outra, são fundamentais para todas as disciplinas acadêmicas.

Infelizmente, o estudo da lógica é dispensado no currículo moderno. Habilidades sociais são consideradas mais importantes que habilidades de pensamento. As crianças não aprendem a pensar por si mesmas. O estudo da lógica formal dará ao seu filho habilidade ao longo da vida de raciocínio apropriado. O estudo da lógica deve ser considerado indispensável para toda Educação Clássica.

Sugerimos iniciar sua jornada lógica com o The Fallacy Detective: Trinta e oito lições sobre como reconhecer o mau raciocínio (para maiores de 12 anos).

Fontehttp://www.triviumpursuit.com/articles/why_study_logic.php 

Traduzido por: Alessandra Martins – mãe educadora

Leitura: Mariana Góes

Artigos Relacionados

Sobre o autor Ver todos os posts Autor do site

Emerson Almeida

Cristão Reformado, membro da Igreja Protestante Reformada em Joinville (SC), casado com Vanessa Almeida e pai do Eric.

4 ComentáriosDeixe um comentário

Deixe uma resposta

Seu e-mail não será publicado. Os campos marcados devem ser preenchidos *