Por Richard Baxter
1615-1691
Uma vida santa é inclinada a ser mais fácil quando sabemos a sequência e o método habitual de nossos deveres – com tudo sendo colocado em seu devido lugar. Portanto, darei algumas instruções breves para você passar cada um de seus dias de forma sagrada.
Dormir
Meça o tempo do seu sono apropriadamente para não desperdiçar suas preciosas horas matinais em sua cama. Deixe o tempo do seu sono ser combinado com a sua saúde e trabalho, e não com o prazer preguiçoso.
Primeiros Pensamentos
Deixe Deus ter seus primeiros pensamentos no momento que você acordar; elevai os vossos corações a Ele com reverência e gratidão, pelo descanso desfrutado na noite anterior e lance sua confiança sobre Ele sobre o dia que se segue.
Familiarize-se de maneira consistente com isso, para que sua consciência possa verificar e avisá-lo quando pensamentos comuns surgirem primeiro. Pense na misericórdia de poder ter uma noite de descanso e que quantos passaram aquela noite no Inferno; quantos na prisão; quantos em alojamentos duros e frios; quantos sofrem de dores agonizantes e doenças, cansados de suas camas e de suas vidas.
Pense em quantas almas foram naquela noite chamadas de seus corpos terrivelmente para aparecer diante de Deus e pensar quão rapidamente dias e noites estão passando! Quão rapidamente sua última noite e dia chegará! Observe o que está faltando na preparação de sua alma para tal momento e procure-a sem demora.
Oração
Que a sua oração feita individualmente (ou com o seu cônjuge) aconteça antes da oração coletiva da família. Se possível, faça ela primeiro, antes de qualquer trabalho do dia.
Adoração em Família
Permita que a adoração em família seja realizada de forma consistente e no momento em que é mais provável que a família fique livre de interrupções.
Finalidade Final
Lembre-se do seu propósito final, e quando se dedicar ao trabalho do seu dia ou se aproximar de qualquer atividade no mundo, deixe a SANTIDADE AO SENHOR ser escrita em seus corações em tudo o que você faz. Não faça nenhuma atividade à qual você não possa dar o direito à Deus, e realmente diga que ele o colocou a respeito disso – e não faça nada no mundo para qualquer outro propósito último do que agradar, glorificar e desfrutar Dele.
“Faça o que fizer, faça tudo para a glória de Deus.” 1 Coríntios 10:31.
Diligência em Seu Chamado
Siga as tarefas do seu chamado com cuidado e diligência. Portanto:
- Você mostrará que você não é preguiçoso e servo da sua carne (como aqueles que não conseguem dizer não a facilidade), e você promoverá a morte de todas as concupiscências e desejos carnais que são alimentados pela facilidade e ociosidade.
- Você manterá fora pensamentos ociosos de sua mente, que vagam nas mentes das pessoas ociosas.
- Você não perderá tempo precioso, algo de que as pessoas ociosas são diariamente culpadas.
- Você estará em um caminho de obediência a Deus quando os preguiçosos estiverem em constante pecado de omissão.
- Você pode ter mais tempo para gastar em deveres sagrados se seguir sua ocupação diligentemente. As pessoas ociosas não têm tempo para orar e ler, porque perdem tempo vagando distraído na hora do seu trabalho.
- Você pode esperar a benção de Deus e a provisão confortável para você e suas famílias.
- Também pode encorajar a saúde de seu corpo, o que aumentará sua competência para o serviço de sua alma.
Tentações e Coisas que Corrompem
Seja completamente familiarizado com suas tentações e as coisas que podem te corromper – e vigie contra elas o dia todo. Você deve observar especialmente as coisas mais perigosas que corrompem e as tentações que sua empresa ou a empresa que trabalha inevitavelmente colocam diante de você.
Cuidado contra os pecados principais de. . .
- incredulidade,
- hipocrisia,
- egoísmo,
- orgulho,
- desejo carnal e
- o amor excessivo pelas coisas terrenas.
Cuide-se de não ser atraído pela mentalidade terrena e pelos cuidados excessivos, ou projetos cobiçosos que valoriza o mundo, sob o pretexto de diligência em seu chamado.
Se você for negociar ou lidar com os outros, esteja vigilante contra o egoísmo e tudo o que cheire a injustiça ou falta de caridade. Em todas as suas interações com os outros, observe a tentação de falar de forma vazia e ociosa. Observe também as pessoas que tentam te irritar. Mantenha a modéstia e a pureza de fala que as leis da pureza exigem.
Se você conversar com bajuladores – esteja atento contra o inchaço do orgulho.
Se você conversar com aqueles que desprezam e ferem você – fortaleça-se contra o orgulho impaciente e vingativo.
A princípio, essas coisas serão muito difíceis, enquanto o pecado tem alguma força em você, mas uma vez que você tenha compreendido uma consciência contínua do perigo venenoso de qualquer um desses pecados, seu coração irá prontamente e facilmente evitá-los.
Meditação
Quando estiver sozinho em suas ocupações, melhore o tempo de meditações práticas e benéficas. Medite sobre. . .
- a infinita bondade e perfeição de Deus;
- Cristo e a redenção;
- Céu e quão indigno você é de ir lá;
- e como você merece a miséria eterna do inferno.
O Único Motivo
Assim, seja comendo, seja bebendo, seja fazendo qualquer outra coisa, fazei tudo para a glória de Deus. (1 Coríntios 10:31 KJV). Caso contrário, é inaceitável para Deus.
Resgatando o Tempo
Coloque um preço alto em seu tempo, tenha mais cuidado de não perdê-lo do que teria para não perder o seu dinheiro. Não deixe…
- recreações sem valor,
- entretenimento mundano,
- conversa fiada,
- empresa não rentável,
- ou dormir –
… roubar seu precioso tempo.
Tenha mais cuidado para escapar dessa pessoa, ação ou curso da vida que roubaria seu tempo – do que você teria para escapar de ladrões.
Certifique-se de que você não esteja apenas ocioso, mas sim que você esteja usando seu tempo da maneira mais lucrativa possível, e não prefira uma forma menos lucrativo do que a de um lucro maior.
Comendo e Bebendo
Coma e beba com moderação e gratidão pela saúde, não pelo prazer não-lucrativo. Nunca satisfaça o seu apetite em comida ou bebida, quando estiver propenso a ser prejudicial à sua saúde.
Lembre-se do pecado de Sodoma: “Veja, esta foi a iniquidade de sua irmã Sodoma: ela e sua filha tinham orgulho, abundância de comida e abundância de ociosidade” Ezequiel 16:49.
O apóstolo Paulo chorou quando mencionou aqueles “cujo fim é a destruição, cujo deus é o seu ventre, e cuja glória está na vergonha deles – que se fixam nas coisas terrenas, sendo inimigos da cruz de Cristo” Filipenses 3: 18-19. Ó, então, não viva de acordo com a carne, para que não morra! (Romanos 8:13)
Pecados Prevalecentes
Se alguma tentação prevalecer contra você e você cair em algum pecado além dos fracassos habituais, imediatamente lamente e confesse a Deus; arrependa-se rapidamente a qualquer custo. Isso certamente lhe custará mais se você continuar em pecado e permanecer impenitente.
Não desprezes os teus fracassos habituais, mas confesse-os e diariamente se empenhe contra eles, tomando cuidado para não agravá-los por falta de arrependimento e desprezo.
Relacionamentos
Lembrem-se todos os dias, os deveres especiais de vários relacionamentos: sejam com maridos, esposas, filhos, mestres, servos, pastores, pessoas, magistrados, súditos.
Lembre-se de que todo relacionamento tem seu dever especial e sua vantagem para fazer algum bem. Deus requer sua fidelidade nesta questão, assim como em qualquer outro dever.
No Fim do Dia
Antes de voltar a dormir, é sábio e necessário rever as ações e misericórdias do passado, para que você seja grato por todas as misericórdias especiais e seja humilhado por todos os seus pecados.
Isto é necessário para que você renove seu arrependimento assim como sua determinação para obedecer, e para que você possa se examinar para ver se sua alma cresceu melhor ou pior, se o pecado diminui e a graça aumenta, e se você está melhor preparado para o sofrimento, a morte e a eternidade.
Que essas direções sejam gravadas em sua mente e sejam feitas a prática diária de sua vida.
Se sinceramente cumpridos, estes serão conducentes à santidade, frutificação e tranquilidade na sua vida, e os levarão a uma morte confortável e pacífica.
—
Texto Original: https://gracegems.org/28/how_to_spend_each_day_with_god.htm
Tradução do Texto: Alessandra Martins – Equipe Educalar
Fonte Imagem: https://www.pexels.com
—
Você deseja utilizar, compartilhar, copiar ou distribuir este artigo? Entenda como isso pode ser feito de maneira a respeitar os direitos atribuídos a ele. Creative Commons – [CC BY-NC-ND 4.0] – http://bit.ly/CCartigosEducalar
Excelente material, precisava disso agora!
Que bom! 😉
mais uma vez eu aqui lendo esse material que esta vivo e necessário hj mais uma vez. s2
Muito bom! Excelente meditação!
Quão maravilhoso é o nosso Deus! Que Ele seja o Centro, o Guia e o Alvo de tudo que possamos fazer, falar ou pensar!
Verdade! 😉
Excelente palavra de vida, devemos praticar a Palavra de Deus todos os dias, viver ela, aprender mais sobre ela, para que venhamos ter uma verdadeira comunhão com Deus!! Muito Forte essa palavra de Ezequiel, não tinha lido ainda, me despertou mais ainda, já procuro não ser ociosa, mas agora terei mais cuidado ainda!!
Excelente! Deus o abençoe!
Texto maravilhoso e abençoador. Que Deus me ajude a pratica-lo!
Ah! Como é bom poder ler essas palavras e pensar que, podemos viver um pouco do céu aqui, se vivermos uma vida em comunhão constante com o nosso Deus, se ele for o principal em nossas vidas, se obedecermos a ele em todas as situações.Queria agradecer a educalar, por proporcionar para o deleite de todos um texto tão maravilhoso!!!!Que nosso Deus nos ajude a colocar em prática no dia a dia!!!
Amém!
Após dias estudando os sermões de Richard Baxter, vejo um texto rico e escrito com excelência inspirados através das escrituras.
(Uma vida santa é inclinada a ser mais fácil, quando sabemos a sequência e o método habitual de nossos deveres). Quantas vezes nos pegamos a procurar por meios mais difíceis e complicados.
Quando a resposta é simples e clara podendo ser encontrada facilmente nas Escrituras.
Verdade.
Obrigado pelas palavras, são de grande importância em nossas vidas.
Lendo esse texto vejo quanta coisa preciso mudar em minha vida para estar mais próxima do meu Pai… quanto tempo perdido, quanta falta de vigilância em áreas que já sei que sou muitas vezes levada a pecar. Mas graças a Deus por sua paciência comigo demonstrada inclusive através de textos como este que me exortam e me ajudam a tomar atitudes.