Por Gaia Manetti
13 de Março de 2019

Caso você não tenha visto ainda nossa Aula 2, ela está aqui.

Aula 3 – Memória Histórica

Você pode pensar que memória histórica tem a ver com D. Pedro I ou com a bandeira nacional brasileira por exemplo e, de fato estas coisas compõe a memória histórica do nosso país. Mas tendo em vista que nós fomos chamados por Deus para compor uma nação santa eu gostaria de falar com você hoje sobre o que a Bíblia e até mesmo a nossa fé tem a ver com a construção da memória histórica do seu filho.

Deus deseja que nós fomentemos nos nossos filhos uma memória histórica que fala acerca de quem Ele é com o propósito de torna-lo conhecido para o seu povo e, dessa forma gerar fé esperança nas mentes e corações das nossas crianças. Sim, Deus deseja que construamos uma memória histórica que fomente estas coisas, mas como podemos fazer isso?

Salmos 78: 1 a 8 diz o seguinte: “Povo meu, escute o meu ensino; incline os ouvidos para o que eu tenho a dizer. Em parábolas abrirei a minha boca, proferirei enigmas do passado; o que ouvimos e aprendemos, o que nossos pais nos contaram. Não os esconderemos dos nossos filhos; contaremos à próxima geração os louváveis feitos do Senhor, o seu poder e as maravilhas que fez. Ele decretou estatutos para Jacó, e em Israel estabeleceu a lei, e ordenou aos nossos antepassados que a ensinassem aos seus filhos, de modo que a geração seguinte a conhecesse, e também os filhos que ainda nasceriam, e eles, por sua vez, contassem aos seus próprios filhos. Então eles porão a confiança em Deus; não esquecerão os seus feitos e obedecerão aos seus mandamentos. Eles não serão como os seus antepassados, obstinados e rebeldes, povo de coração desleal para com Deus, gente de espírito infiel”

Podemos perceber a necessidade de levar aos nossos filhos o conhecimento acerca da fidelidade de Deus e das suas obras em favor do seu povo a fim de torna-los diferentes dos antepassados que foram obstinados, rebeldes e desleais com Deus. A partir do conhecimento de Deus, Ele nos leva a compreendermos nossa dependência dEle e também o se caráter perfeito. A Bíblia está cheia de histórias sobre acontecimentos reais, pessoas comuns como nós, reis, rainhas, sacerdotes, etc. Nela encontramos as informações necessárias para todas as áreas da vida e não seria diferente para o ensino de História.

Ao nos voltarmos para Bíblia percebemos que Deus, apesar de nos chamar individualmente, têm um propósito coletivo para o seu povo. Nós pertencemos a um povo, uma nação, um corpo a medida que somos alcançados pela Sua Maravilhosa Graça. A identidade nacional é algo que está presente em qualquer povo da face da Terra: sua cultura, costumes, regras, modo de vida e até seus símbolos como as suas bandeiras são parte desta identidade particular. 

Deus nos chama a compor uma nação celestial que tem suas bases firmadas na fé com seu modo de vida e símbolos particulares também. Dessa forma vemos que não é possível separar o ensino acadêmico da fé cristã, pois o ensino engloba todas essas áreas dando respostas as questões das mais fundamentais as mais cotidianas para a vida dos alunos. Sendo assim, entendemos que o ensino deve estar associado ao entendimento bíblico no sentido de alimentar a mente e o coração das nossas crianças com a verdade das Escrituras para o desenvolvimento de suas vidas como um todo de modo a formar no caráter dos nossos filhos uma identidade compatível com a que Deus nos dá em Cristo Jesus.

Aula: Gaia Manetti
Imagem: Educalar | Edição: Emerson Almeida

Você deseja utilizar, compartilhar, copiar ou distribuir este artigo? Entenda como isso pode ser feito de maneira a respeitar os direitos  atribuídos a ele.

Creative Commons – [CC BY-NC-ND 4.0] – http://bit.ly/CCartigosEducalar