Por Gaia Manetti
06 de Março de 2019

Caso você não tenha visto ainda nossa Aula 1, ela está aqui.

Aula 2 – Para que Estudar História?

Comumente pensamos que a relevância prática de determinados assuntos está ligada a disciplinas que produzem coisas palpáveis e a noção de história reflete algo que não tem muita relevância, passamos a imaginar algo antigo, obsoleto, cheio de poeira e que não serve mais pra nada. Já disciplinas como engenharia, física, química, medicina ganham importância por criarem resultados visivelmente práticos para a vida humana. 

Sendo assim é mais fácil atribuirmos uma maior importância a um profissional da indústria farmacêutica por exemplo do que a um filosofo ou um historiador. Mas meu desafio é apresentar aqui pra vocês a importância da disciplina de História em termos práticos na nossa vida cotidiana. Vamos lá!

Creio que você pode até se surpreender, mas o fato é que a história é uma disciplina muito importante para nossa vida cotidiana no presente e inclusive para o futuro. Quer saber como? 

Você já pegou um ônibus sem olhar o letreiro ou já foi viajar sem saber a rota? Claro que não, né? Da mesma forma funciona com a nossa vida. 

Ao conhecermos o passado passamos a entender o nosso presente, pois compreendemos porque as coisas são como são. Por exemplo: porque temos tanta discriminação racial no país? Ou porque a corrupção é uma marca tão presente na nossa nação? Ou ainda porque o currículo escolar é como é? Ou porque vivemos um momento financeiro favorável ou desfavorável? Ao estudar o passado podemos entender quais foram as escolhas que fizemos antes, as quais resultaram no presente que vivemos.

Além disso, as escolhas que vamos fazer no presente resultarão no futuro que as próximas gerações irão viver. Devemos, portanto escolher os nossos caminhos para o futuro por meio do conhecimento avaliativo do passado. Dessa forma, concluímos o que foram boas experiencia e o que foram más experiências e então decidimos se vamos repetir determinado tipo de governo ou sistema econômico ou ainda se vamos reproduzir determinados hábito, pensamentos e modos de vida.

Viu só como a história é muito útil para nossa vida prática e cotidiana? Agora o desafio é levar esse entendimento aos seus filhos no seu ensino da disciplina com eles. Deixe seus comentários e suas dúvidas para que possamos crescer juntos em sabedoria e conhecimento verdadeiros. Deus abençoe sua prática educativa.

Aula: Gaia Manetti
Imagem: Educalar | Edição: Emerson Almeida

Você deseja utilizar, compartilhar, copiar ou distribuir este artigo? Entenda como isso pode ser feito de maneira a respeitar os direitos  atribuídos a ele.

Creative Commons – [CC BY-NC-ND 4.0] – http://bit.ly/CCartigosEducalar