Mini Curso História – Aula 8 – Atividades para Criar Senso Histórico

Por Gaia Manetti
17 de Abril de 2019

Caso você não tenha visto ainda nossa Aula 7, ela está aqui.

Aula 8 –  Atividades para Criar Senso Histórico

Como trabalhar a disciplina de história por meio de uma cosmovisão bíblica? Hoje, eu gostaria de propor uma atividade que você pode aplicar no ensino de História com seu filho para lhe ajudar a trabalhar o senso histórico ou a capacidade da criança e/ou jovem de aprender com o passado.

É importante que o aprendiz construa sua própria narrativa a partir da assimilação e reflexão por meio de várias fontes e, aprenda a confrontar tudo isso com a Palavra de Deus. Para isso eu sugiro que você trabalhe da seguinte forma:

ROTEIRO PARA ESTUDO

“O senhor dá a sabedoria e da sua boca vêm a inteligência e o entendimento” (Pv 2:6)

PASSO 1 – Compreensão do tema por meio da fonte

  • Escolha uma ou mais fontes: texto, música, vídeo, filme, poema, literatura, etc. (A Bíblia será uma fonte a ser consultada em todas as atividades e temas);
  • Se relacione com a fonte: leia, ouça, veja, se aproprie da sua fonte e responda as seguintes perguntas:
    • O que? (nesta parte você deve identificar o tema do seu estudo ou evento em questão);
    • Quando? (aqui você identifica o período histórico e/ou ano em que o evento ocorreu);
    • Onde? (nesta parte você deve identificar o local: estado, cidade, país, distrito, etc);
    • Por quê? (aqui você pode descrever os motivos que você conseguiu identificar que ocasionaram determinado fato);
    • Como? (desenvolva o ocorrido com suas palavras, descrevendo todo processo em questão); e
    • Para quê? (quais as intenções que estão presentes por detrás do ocorrido).

Por fim (conclua com seu entendimento, considerações finais e sua opinião sobre o que estudou)

  • Faça um texto (resumo ou resenha) com os dados coletados por meio das perguntas e considere usar uma outra forma de expressar o conteúdo para complementar o estudo também; como a elaboração de um desenho, quadrinho, poesia, música, teatro, etc.

PASSO 2 – Reflexão e crítica a partir das fontes

  • Depois de entender o tema a ser estudado, você pode confrontar as fontes entre si podendo utilizar-se de debates e conversas como meio para reflexão sobre o tema. 

A ideia é pensar/refletir sobre o tema e, depois de observar o que a Bíblia diz sobre o mesmo, você pode concluir a atividade com uma frase ou palavra que seria o resumo a ser memorizado. 

A frase deve ser elaborada com o propósito de ao se lembrar dela, você conseguirá entender o eixo norteador de todo conteúdo estudado; ela também pode ser uma frase de efeito ou até três palavras-chave. Uma outra sugestão é usar bons livros cristãos que abordem o tema. Por exemplo, se você for falar sobre um assunto que envolva política pode usar livros ou textos de cristãos que abordem este tema para te ajudarem a colocar o tema à luz da Bíblia. 

O blog da Educalar (https://blog.educalar.com.br/), da Monergismo (www.monergismo.com) e do voltemos ao evangelho (www.voltemosaoavangelho.com) têm bastante conteúdo gratuito (artigos, texto e vídeos) sobre uma enorme variedade de temas que você pode usar para buscar fontes para a atividade.

Aula: Gaia Manetti
Imagem: Educalar | Edição: Emerson Almeida

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Creative Commons – [CC BY-NC-ND 4.0] – http://bit.ly/CCartigosEducalar

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Emerson Almeida

Cristão Reformado, mora em Joinville (SC), casado com Vanessa Almeida, pai do Eric e Vitor.

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