Por Gaia Manetti
10 de Abril de 2019

Caso você não tenha visto ainda nossa Aula 6, ela está aqui.

Aula 7 –  Encontrando Propósito no Cotidiano

Se a Bíblia é a nossa referência para todas as coisas então podemos pensar nas ‘pequenas coisas’ do cotidiano também. Hoje eu gostaria de refletir com você sobre o propósito das coisas do dia a dia. Qual o significado das ações que fazemos diariamente até mesmo no ‘piloto automático’? Será que elas também têm algum propósito? E o estudo da disciplina de História, tem algum sentido bíblico?

Se começarmos a pensar no sentido das nossas ações, por mais corriqueiras que elas sejam, podemos encontrar significado até mesmo no ato de lavar um banheiro. É uma atividade necessária, mas dificilmente enxergamos um propósito nela. Na nossa cultura ela é inclusive desvalorizada. Mas se atentarmos para o fato que um banheiro limpo proporciona um ambiente saudável para nossa família, podemos até nos sentir mais inspirados com o simples, rotineiro e necessário ato de lavar um banheiro, você não acha?

Aproveitar o trânsito para ter uma boa conversa, ler um livro, ouvir algo interessante ou para rir com o marido, esposa ou filhos são exemplos de como podemos gerar significado e propósito em momentos difíceis, chatos ou sem sentido.

O amor sacrificial que Cristo demonstrou por nós é a forma mais sublime e perfeita de se amar; se colocamos isso em prática nas pequenas coisas do dia a dia, poderemos viver nossos dias, semanas e anos com mais inspiração, leveza e alegria. E poderemos também, proporcionar isso aos nossos queridos ao transformar momentos ou atividades ‘automáticas’ e vazias de significado para algo com propósito e inspirador.Todas as coisas santas possuem um propósito estabelecido pelo nosso Criador, sendo assim não é preciso esperar grandes demonstrações extraordinárias para se animar; Deus está em nosso cotidiano nas atividades mais comuns que pudermos imaginar, basta abrir os olhos. Uma sugestão é você fazer uma lista das coisas que você faz, mas não enxerga significado e refletir sobre o que ela acrescenta para você e/ou para os seus queridos.

No estudo da disciplina de História também temos propósitos singulares que refletem a vontade de Deus. Quando aprendemos com os erros do passado, temos a oportunidade de não repetir esses mesmos erros e isso é sábio da nossa parte. Dessa forma o aprendizado de História pode ser muito significativo para as nossas vidas no sentido de nos ajudar a tomar decisões e nos posicionar frente as diversas questões que se apresentam na vida como, por exemplo as posturas políticas que assumimos.

Neste sentido eu desejo que você possa encontrar significados bíblicos para sua vida e para a vida da sua família.

Aula: Gaia Manetti
Imagem: Educalar | Edição: Emerson Almeida

Você deseja utilizar, compartilhar, copiar ou distribuir este artigo? Entenda como isso pode ser feito de maneira a respeitar os direitos  atribuídos a ele.

Creative Commons – [CC BY-NC-ND 4.0] – http://bit.ly/CCartigosEducalar