7 Dicas de Como Fazer o Seu Devocional

7 Dicas de Como Fazer o seu Devocional

Quando decidimos começar gravar os devocionais e disponibilizá-los na internet (Youtube, Soundcloud, Facebook e Spreaker – link da playlist do Youtube no final do post), nosso pensamento era entregar um conteúdo devocional de qualidade e que pudesse facilitar no dia a dia da família educadora.

O devocional é o momento que o cristão tira, diariamente, para ler a palavra de Deus, meditar nela e orar. Existe quem já tenha este hábito mais sólido que até arrisca louvar (Cantar) a Deus. Minha sugestão aqui é que você ouça músicas que te ajudem neste processo diário.

Uma distinção que faço é que o momento devocional não é um culto individual. E aqui trato da distinção da definição de cada um. Porque sim, o devocional é um culto a Deus.

Dado estes pequenos esclarecimentos, é importante que você avalie estas dicas a seguir. Principalmente aos iniciantes, porque não há como o cristão não tirar um momento com Deus diariamente. Precisamos disto.

1 – Conheça o seu dia

Na minha opinião o ideal é que o momento de devocional seja na primeira hora da manhã. Mas entendo que cada família deve conhecer o seu dia, avaliar quando cada um tem o melhor tempo para se retirar e fazer o seu devocional pessoal.

Para quem já tem aplicado a educação domiciliar isso já é algo conhecido. Precisamos conhecer nosso dia e nossa cada para que as coisas aconteçam.

2 – Defina um tempo

Ter em mente quanto tempo você vai dedicar para o seu devocional é muito importante. Desta forma você consegue dividir seu tempo e fazer o que precisa ser feito. Por exemplo, você define que seu devocional irá durar 30 minutos.

Nestes 30 minutos você terá: Oração, leitura (pode ouvir nosso devocional), leitura da passagem bíblica do dia, meditação, oração final. Tudo isso ao som de uma bela música.

Divida como for melhor para você. Minha dica é que você aprenda meditar na palavra de Deus. Na minha opinião é a parte mais difícil para quem está começando.

3 – Tenha o seu Devocional

De nada adianta você ter o tempo, saber o que o vai fazer e não saber o que vai ler, ou seja, qual é a sua base para fazer o devocional.

Você pode seguir o que a Educalar tem disponibilizado ou pode comprar um bom devocional para seguir diariamente.

4 – Anote

Uma das formas mais eficazes de estudo é quando anotamos o que desejamos aprender. Se você tem o tempo hábil sempre anote o que  tem aprendido com o seu devocional diário. Procure fazer isso para colocar em prática.

A sabedoria que desejamos acontece na vida diária, vivendo uma vida piedosa, não apenas conhecendo a teoria que dita o que dizemos acreditar.

5 – Compartilhe

Acredito que os ensinamentos de nosso devocional devem ser compartilhados com as pessoas que convivem conosco, sempre que possível. Principalmente porque desta forma vamos nos sentir cobrados a viver aquilo que temos aprendido.

6 – Não desista

Começar sempre é um desafio, entretanto, nós muitas vezes conseguimos transpor este desafio e começamos nosso devocional. Começar nem sempre é a “pior” parte. Continuar é nosso maior desafio.

Faça do seu devocional algo essencial do seu dia. Ter um tempo para ler, orar e meditar é muito importante para vida cristã. Precisamos pensar nas coisas que Deus nos tem abençoado e buscar diariamente a sabedoria que encontramos em Provérbios.

7 – Ajude outras Pessoas

O devocional tem como principal objeto nos ensinar, diariamente, que dependemos do Senhor. Isso vai nos nos moldar a ter o caráter de Cristo. Nosso principal objetivo é glorificar a Deus em todas as coisas. E o devocional vai nos ajudar entender como isso pode ser feito na vida “corrida” que temos vivido.

É um momento de reflexão.

Meu incentivo a você que tem conseguido manter o seu devocional em dia é que você ajude outras pessoas a entenderem a importância de uma vida devocional.

Por muitas vezes falamos de Cristo, dizemos que somos cristãos, mas nem sequer abrimos nossa Bíblia todos os dias.

Precisamos viver aquilo que dizemos acreditar. É isso que fará total diferença em nossas vidas.

Ouça nosso devocional

Devocional Caminhar com Deus

Devocional Caminhar com Deus

Compre este livro devocional na Amazon: https://amzn.to/2X4YtiK

Descrição do livro

Martyn Lloyd-Jones talvez tenha sido o médico mais distinto de toda a Inglaterra. Contudo, cedo em sua carreira, deixou a profissão para dedicar-se a um “chamado mais alto”, melhor dizendo, à “cura de almas”. Ele soube como ninguém oferecer um diagnóstico penetrante da condição humana e uma proclamação persuasiva do evangelho, como única e suficiente resposta. Este volume é uma continuação valiosa de seu ministério. Caminhar com Deus, 366 mensagens inspiradoras, é um livro devocional diário, que compartilha breves excertos de muitos escritos de Dr. Lloyd-Jones. A seleção de textos é encorajadora, esclarecedora e desafiadora. Todos os leitores que usarem este volume, certamente, adquirirão maior entendimento da verdade bíblica sobre a salvação, o evangelho, o avivamento, o reino de Deus, a vitória da fé, e muito mais. Além disso, aprenderão a se aproximar mais de Cristo e aumentar a sua fé. Nossa oração é que a leitura de trechos das obras do Dr. Martyn Lloyd-Jones o nutram e o supram em sua caminhada com Cristo.

Que o Senhor tenha misericórdia de nós!

Um abraço,
Emerson Almeida

Sobre o autor Ver todos os posts Autor do site

Emerson Almeida

Cristão Reformado, membro da Igreja Protestante Reformada em Joinville (SC), casado com Vanessa Almeida e pai do Eric.

13 ComentáriosDeixe um comentário

  • Devocional diária foi a primeira coisa que me levou à Educação Domiciliar. O compromisso e hábito com Deus é o que nos dá a base pra os desafios ao longo do dia, quaisquer que sejam, afinal, somos criados para Glorificar a Deus e, fazemos isso de maneira ainda mais excelente quando o buscamos profundamente e de todo o coração! Que Deus nos ajude!

    • Amém, Ester! Que toda honra e glória sejam dadas ao Senhor nosso Criador,
      que tenhamos cada dia mais intimidade com Ele!
      Sinta-se a vontade para ler nossos artigos e fazer comentários para melhorarmos cada vez mais.
      Continue abençoada! Bjo.

  • Excelente iniciativa, Emerson. Que o SENHOR te recompense pela seriedade e dedicação com as quais você tem encarado esse trabalho tão importante e urgente junto às famílias educadoras!

  • Concordo com as dicas que você propôs, Emerson. No início do dia estamos mais “abertos e limpos” para meditarmos e ouvirmos a voz do Senhor. Pois, ao final do dia, já estamos com a mente e os ouvidos cheios de ruídos.
    Quanto a escolher um material para auxiliar, acho excelente. O Senhor compartilhou profundas verdades com inúmeros irmãos, principalmente no passado, e que edificam nossa vida atualmente.
    Obrigada por compartilhar esse material pela Educalar.

    • Verdade, querida, sempre bom já começarmos o dia desfrutando da palavra do Senhor e o tempo a sós com Ele.
      Nós que agradecemos por nos visitar e deixar o teu comentário, que tudo seja feito a fim de glorifica-Lo!
      Sinta-se a vontade para ler nossos artigos e fazer comentários. Continue abençoada! Bjo.

  • Ter o meu tempo a sós com o Senhor tem sido um grande desafio, ótimas dicas, com a ajuda do Espirito Santo estou buscando o melhorar esse tempo devocional, e essas dicas serão de grande ajuda. Deus abençoe vcs! 😉

  • Excelentes dicas! Desde que comecei a fazer o devocional percebi grandes mudanças na minha vida, principalmente em mim. Como tem sido um tempo maravilhoso estar com o Senhor! Encorajo a todos a se dedicarem, sejam persistentes. Essa semana minha filha de 12 anos também começou a fazer o devocional sozinha. Estamos aprendendo e com a graça de Deus vamos prosseguindo.

    • Amém, querida! Como é bom educarmos nossos filhos na disciplina e admoestação do Senhor,obrigada pelo encorajamento!
      E que tua filha cresça cada dia mais no Senhor e que Ele ganhe seu coração cada vez mais.
      Que Deus continue abençoando você e tua família! Obrigada por visitar nosso blog, continue lendo nossos artigos,
      espero que goste, e fique a vontade para nos fazer comentários! Bjo.

  • Gostei muito desse texto. Me inspirou a retomar minha rotina com devocional. Nosso combustível para o dia. Também gosto da ideia de tirar um tempo pela manhã, assim temos o dia para meditar na palavra que lemos ou ouvimos. Muitas vezes algum acontecimento nos faz voltar à essa palavra.

    • Amém, também fui inspirada por este rico texto.
      Que tudo seja feito para a Glória do nosso Senhor!
      Obrigada por visitar nosso blog, querida, continue nos visitando
      e deixando comentários para melhorarmos cada vez mais! Bjo. 😉

  • Realmente, é indispensável separarmos um tempo todos os dias para estar com Deus e meditar em sua Palavra. Mas é um hábito difícil de manter pra mim. Meu plano sempre é realizá-lo pela manhã antes das crianças acordarem. Mas nem sempre consigo por várias razões. Então tento fazer em outro horário do dia às vezes. Sinto-me desanimada por não conseguir fazer disso parte da rotina. Sem dúvida, começar não é o mais difícil e sim continuar.

    • Olá Querida! Você não está sozinha, Priscila, eu também passo por isso.
      Peça ajuda ao Senhor,mesmo que se sinta cansada ore a Ele com todo o coração.
      Também passo por situações assim, mas estou persistindo,
      gostaria de realizar o devocional de manhã quando minha pequena está dormindo,
      porém também não tenho conseguido, então eu oro, leio a palavra,
      canto louvores quando ela está acordada de manhã mesmo e faço junto com ela, as vezes
      faço a tarde. Como mãe eu sei o que você está passando mas vamos continuar perseverando no Senhor!
      Que tudo seja para a Honra e Glória dEle! Continue abençoada e obrigada pela visita ao nosso Blog!

Deixe uma resposta

Seu e-mail não será publicado. Os campos marcados devem ser preenchidos *