O devocional é o momento que o cristão tira, diariamente, para ler a palavra de Deus, meditar nela e orar. Existe quem já tenha este hábito mais sólido que até arrisca louvar (Cantar) a Deus. Minha sugestão aqui é que você ouça músicas que te ajudem neste processo diário.

Uma distinção que faço é que o momento devocional não é um culto individual. E aqui trato da distinção da definição de cada um. Porque sim, o devocional é um culto a Deus.

Dado estes pequenos esclarecimentos, é importante que você avalie estas dicas a seguir. Principalmente aos iniciantes, porque não há como o cristão não tirar um momento com Deus diariamente. Precisamos disto.

1 – Conheça o seu dia

Na minha opinião o ideal é que o momento de devocional seja na primeira hora da manhã. Mas entendo que cada família deve conhecer o seu dia, avaliar quando cada um tem o melhor tempo para se retirar e fazer o seu devocional pessoal.

Para quem já tem aplicado a educação domiciliar isso já é algo conhecido. Precisamos conhecer nosso dia e nossa cada para que as coisas aconteçam.

2 – Defina um tempo

Ter em mente quanto tempo você vai dedicar para o seu devocional é muito importante. Desta forma você consegue dividir seu tempo e fazer o que precisa ser feito. Por exemplo, você define que seu devocional irá durar 30 minutos.

Nestes 30 minutos você terá: Oração, leitura (pode ouvir nosso devocional), leitura da passagem bíblica do dia, meditação, oração final. Tudo isso ao som de uma bela música.

Divida como for melhor para você. Minha dica é que você aprenda meditar na palavra de Deus. Na minha opinião é a parte mais difícil para quem está começando.

3 – Tenha o seu Devocional

De nada adianta você ter o tempo, saber o que o vai fazer e não saber o que vai ler, ou seja, qual é a sua base para fazer o devocional.

Você pode seguir o que a Educalar tem disponibilizado ou pode comprar um bom devocional para seguir diariamente.

4 – Anote

Uma das formas mais eficazes de estudo é quando anotamos o que desejamos aprender. Se você tem o tempo hábil sempre anote o que  tem aprendido com o seu devocional diário. Procure fazer isso para colocar em prática.

A sabedoria que desejamos acontece na vida diária, vivendo uma vida piedosa, não apenas conhecendo a teoria que dita o que dizemos acreditar.

5 – Compartilhe

Acredito que os ensinamentos de nosso devocional devem ser compartilhados com as pessoas que convivem conosco, sempre que possível. Principalmente porque desta forma vamos nos sentir cobrados a viver aquilo que temos aprendido.

6 – Não desista

Começar sempre é um desafio, entretanto, nós muitas vezes conseguimos transpor este desafio e começamos nosso devocional. Começar nem sempre é a “pior” parte. Continuar é nosso maior desafio.

Faça do seu devocional algo essencial do seu dia. Ter um tempo para ler, orar e meditar é muito importante para vida cristã. Precisamos pensar nas coisas que Deus nos tem abençoado e buscar diariamente a sabedoria que encontramos em Provérbios.

7 – Ajude outras Pessoas

O devocional tem como principal objeto nos ensinar, diariamente, que dependemos do Senhor. Isso vai nos nos moldar a ter o caráter de Cristo. Nosso principal objetivo é glorificar a Deus em todas as coisas. E o devocional vai nos ajudar entender como isso pode ser feito na vida “corrida” que temos vivido.

É um momento de reflexão.

Meu incentivo a você que tem conseguido manter o seu devocional em dia é que você ajude outras pessoas a entenderem a importância de uma vida devocional.

Por muitas vezes falamos de Cristo, dizemos que somos cristãos, mas nem sequer abrimos nossa Bíblia todos os dias.

Precisamos viver aquilo que dizemos acreditar. É isso que fará total diferença em nossas vidas.

Indicação de Devocional:

Devocional “Caminhar com Deus” de Martyn Lloyd-Jones – Compre este livro na Amazon: https://amzn.to/2X4YtiK.

Descrição do livro

Martyn Lloyd-Jones talvez tenha sido o médico mais distinto de toda a Inglaterra. Contudo, cedo em sua carreira, deixou a profissão para dedicar-se a um “chamado mais alto”, melhor dizendo, à “cura de almas”. Ele soube como ninguém oferecer um diagnóstico penetrante da condição humana e uma proclamação persuasiva do evangelho, como única e suficiente resposta. Este volume é uma continuação valiosa de seu ministério. Caminhar com Deus, 366 mensagens inspiradoras, é um livro devocional diário, que compartilha breves excertos de muitos escritos de Dr. Lloyd-Jones. A seleção de textos é encorajadora, esclarecedora e desafiadora. Todos os leitores que usarem este volume, certamente, adquirirão maior entendimento da verdade bíblica sobre a salvação, o evangelho, o avivamento, o reino de Deus, a vitória da fé, e muito mais. Além disso, aprenderão a se aproximar mais de Cristo e aumentar a sua fé. Nossa oração é que a leitura de trechos das obras do Dr. Martyn Lloyd-Jones o nutram e o supram em sua caminhada com Cristo.

Que o Senhor tenha misericórdia de nós!

Um abraço,
Emerson Almeida

Texto: Emerson Almeida – Equipe Educalar.

Você deseja utilizar, compartilhar, copiar ou distribuir este artigo? Entenda como isso pode ser feito de maneira a respeitar os direitos  atribuídos a ele. Creative Commons – [CC BY-NC-ND 4.0] – http://bit.ly/CCartigosEducalar