Educar em casa e ainda assim manter as coisas organizadas é um grande desafio. Mas, seria possível conciliar os estudos com os afazeres da casa?

Por mais desafiador que seja, por mais impossível que pareça, a resposta para essa pergunta é sim! É possível conciliar. Vamos começar pelo início. Nossa conversa será dividida em duas realidades diferentes: às famílias com crianças pequenas e as famílias com crianças maiores e/ou adolescentes. Mas existe um princípio que pode ser aplicado às duas realidades: o conceito de prioridade! Sim, independente da realidade da família, é preciso primeiro estabelecer o que é prioridade e reeducar nossa mente para não se cobrar e martirizar por aquilo que ficar para depois. Outra coisa importante de se ter em mente: você nunca dará conta de tudo. Isso é uma realidade. Aceitar essa realidade e colocar no seu dia aquilo que é realmente importante e aquilo que cabe no dia já será de grande valia. Minha intenção não é dizer o que fazer, mas sugerir dicas (coletadas de muitas famílias) que ajudarão nesse processo de formar uma rotina na sua casa. Então vamos começar com dicas para as famílias com crianças pequenas.

FAMÍLIAS COM CRIANÇAS PEQUENAS

O desafio para famílias com crianças pequenas é um pouco maior. Pois são crianças que ainda dependem dos pais para quase tudo. E isso acaba tornando o dia bastante cansativo. É uma fase em que precisamos dedicar bastante tempo aos nossos pequenos. Apesar de cansativo, é importante entender que é aqui que vamos criar a base para todo processo de educar nossos filhos em casa. 

Tenha sempre em mente que essas fases da nossa vida são passageiras

Procure ter seu olhar no futuro, plantando sempre boas sementes na vida de seus filhos que logo darão frutos. Quando falo em plantar sementes, me refiro à formação de bons hábitos, e isso se inicia desde cedo. Então comece por você, adquira você primeiro os hábitos que gostaria de ver em seus filhos, e comece a educá-los para isso. Ensinando-lhes a guardarem seus brinquedos, colocar ou tirar a louça da mesa, guardar as coisas em seus devidos lugares, horários para café, almoço, jantar, dormir etc. A previsibilidade do dia faz muito bem às crianças. No início você terá que fazer com eles, mostrando como faz (como guardar os brinquedos, por exemplo), até que isso vire um hábito e eles façam sozinhos. Ensine-os o mais cedo possível a comerem sozinhos, trocarem sua própria roupa, arrumar sua própria cama, tomarem banho sozinhos etc. Ensine-os a serem independentes! E procure deixá-los fazer aquilo que conseguem sozinhos, sem se importar se fizeram do jeito que você faria ou gostaria que fosse feito. Com o passar do tempo eles melhorarão suas habilidades e aprenderão a fazer como você tem ensinado-as. O importante é incentivá-los a fazerem sozinhos. Tenha paciência também quando eles quiserem ajudar no serviço. Às vezes é mais demorado mesmo, mas lembre-se das sementes que estamos plantando. Não espere que sua casa seja sempre como uma capa de revista tendo crianças pequenas em casa!

Um cuidado importante aqui é com as redes sociais. Aquela velha frase que diz: “a grama do vizinho sempre é mais verde” precisa ser lida com cautela. Não queira que sua família seja “perfeita” igual a família que você tem acompanhado nas redes sociais. Isso é um erro. Se você não consegue lidar com as redes sociais ou se isso toma muito tempo seu, elimine-as.

✅  Rotinas

Organize sua casa de forma que você e todos saibam onde fica cada coisa 

Pode ser que isso leve alguns meses, descartando aquilo que não serve e organizando cada coisinha em seu lugar. Uma dica interessante é usar cestos organizadores para isso, com isso você otimiza o espaço em prateleiras e gavetas. Depois de feita essa organização, mantenha! A cada 6 meses (ou mais ou menos), faça um novo “destralhe”!

Uma casa organizada faz muita diferença em nosso dia a dia. 

Separe sua casa por setores

Se você não consegue ter um dia da semana para fazer toda a arrumação da casa, divida por etapas. Faça uma planilha com os cômodos que precisam ser limpos e o que deve ser feito em cada um. Marque quanto tempo você leva para realizar cada limpeza. Dessa forma você saberá em qual momento do seu dia será melhor para executar essa tarefa. Coloque em seu cronograma também aquelas atividades que você realiza com menos frequência (limpeza de vidros, por exemplo), para que você saiba quando deve realizar essa tarefa. Outra dica é dividir com o marido a limpeza de algum cômodo no dia em que ele estiver em casa. Quando trabalhamos em equipe o serviço se torna mais leve. Aqui cabe outra dica importante já mencionada anteriormente: crie bons hábitos em seus filhos, e assim que eles tiverem idade para ajudar, delegue responsabilidades para eles também.

Faça uma lista das coisas que precisam ser feitas todos os dias (exemplo: lavar a louça, arrumar as camas, tirar o lixo, varrer a casa, limpar o banheiro etc). E tente encaixar essas atividades como parte de sua rotina diária.

Lista de Atividades de Limpeza Semanal

Otimize seu tempo na cozinha 

Você pode montar um cardápio semanal. Faça isso no sábado, por exemplo. Dessa forma você não precisa ficar pensando no que vai cozinhar, já pode deixar alguma coisa preparada na noite anterior e ainda sabe o que comprar no mercado para a semana (ou o que possui na geladeira e armários para cozinhar). Invista também em utensílios domésticos que facilitem sua vida nesse processo: processador de alimentos (ótimo para picar temperos de forma rápida e legumes também), panela de pressão elétrica, chaleira elétrica, entre tantos outros (você saberá qual deles vai de encontro às necessidades da família). Outra dica na cozinha: no dia em que chegar da feira, já higienize tudo que puder para facilitar o preparo. Exemplos: deixar folhas lavadas e secas guardadas em potes com tampas; deixar alho e cebola picados imersos em azeite (para não estragar); frutas lavadas; cheiro verde pode ser picado e congelado. Quando fizer compras de carnes, separe em porções que servirão para a refeição da família. Dessa forma, evita desperdícios e agiliza o trabalho. Última dica da cozinha: tenha sempre alimentos congelados. Mesmo que sua família não seja fã de comida congelada, ela pode te salvar em muitas ocasiões. Quando cozinhar feijão, já faça o dobro e congele metade (pode congelar sem tempero e temperar só quando for comer, dessa forma fica com gosto de fresco!). Carne moída, molhos, frango desfiado, recheios para pastel, lasanha, tortas. Tudo isso irá facilitar sua vida!

Veja nosso eBook Mise en Place que a Camila organizou. Ele dará muitas dicas valiosas sobre como organizar a área da cozinha, cardápios, dicas etc.

Tenha seu tempo de devocional e estudos

Quem tem crianças pequenas é um desafio ter um tempo a sós! E apesar de não ser algo relacionado à limpeza da casa, achei pertinente colocar esse tópico porque nada deve ser mais importante que passar tempo com Deus em nosso dia. Na medida do possível, levante mais cedo para ter esse momento, durante as sonecas do bebê, ter a rotina de colocá-lo para dormir cedo e aproveitar o período da noite. Se seu bebê acorda de madrugada, eis uma ótima oportunidade para ler enquanto amamenta! Como diz a palavra, precisamos remir nosso tempo, porque os dias são maus! Toda e qualquer oportunidade é valiosa! Um recurso muito útil que temos hoje em dia é a Bíblia em áudio, que podemos ouvir enquanto fazemos outra coisa.

Deixe tudo que puder arrumado e adiantado para o dia seguinte

Procure sempre organizar a casa antes de ir dormir (guardar brinquedos e objetos espalhados pela casa, pia limpa), deixar a mesa do café da manhã posta e as coisas para o preparo do café também já adiantadas (água na chaleira, pó de café, pães etc); deixe algum serviço adiantado também (roupa na máquina de lavar); a roupa que irá usar no dia seguinte e a bolsa arrumados (caso precise sair) também ajudam a facilitar e economizar tempo; materiais que irá utilizar no dia seguinte (caso seu filho já faça alguma atividade direcionada, ou mesmo os seus materiais).

Faça uma lista de coisas para fazer no dia seguinte 

Liste tudo que precisa ser feito. Até coisas pequenas, para que isso saia de sua mente e você consiga descansar sem ficar pensando em tudo que tem para fazer (essa lista pode incluir as tarefas domésticas indispensáveis, devocional, uma ligação, uma consulta ou uma saída de casa para resolver alguma coisa etc).

O prático aqui é usar papel e colar na geladeira. Neste momento é o que funciona e toma menos tempo. Depois que você tiver este hábito bem estabelecido procure um aplicativo que facilite sua vida, por exemplo, o uso da Alexa (Amazon).

Faça um roteiro do seu dia

Tenha horários que você gostaria que tudo acontecesse e fixe em um lugar visível e faça dela sua meta, sem ser escrava ao mesmo tempo.

Tenha um ideal, mas programe-se para o real também. Muitas pessoas não lidam bem com horários pré-definidos para as coisas, mas muitas vezes esses cronogramas nos ajudam a mantermos o foco e conseguirmos terminar o dia fazendo tudo que é preciso. Algo que pode ajudar no início é colocar o despertador para os principais horários que você gostaria de seguir. E essa dica vale também para seus estudos. Estabeleça um horário para ler e estudar. Esse horário pode ser no momento em que as crianças estejam dormindo, porém na medida em que forem crescendo e compreendendo as coisas, esses momentos podem ser feitos com elas acordadas também. Dessa forma ajuda a incentivá-los pelo exemplo.

Veja 3 Dicas de Estudo que a Gaia preparou para nós.

Separe um dia da semana para fazer atividades fora de casa

Sejam as compras de supermercado, feira, negócios para resolver, consultas médicas etc. Dessa forma você conseguirá se organizar melhor nos outros dias da semana.

Tenha tempo com seu marido! 

Por mais óbvio que possa parecer, quando assumimos muitas responsabilidades temos a tendência de negligenciar o casamento. Pense em todas as coisas que você realiza no seu dia, todas as responsabilidades que tem com a educação das crianças, ler, estudar, ter um tempo devocional. Às vezes acabamos o dia tão exaustas que não sobram energias para ter um tempo com o cônjuge. Mas não se esqueça que antes de ser mãe ou qualquer outra coisa você é esposa. E se seu casamento não estiver bem, seu lar não terá paz e harmonia. Se for preciso deixar alguma coisa para o dia seguinte, deixe. Mas procure separar algumas horas em que seu marido está em casa para terem tempo de conversar e namorar. 

Não se desespere! E esteja pronta também para os dias em que nada saiu como você planejou! Para esses dias tenha um plano de emergência: faça somente aquilo que é indispensável! O resto pode esperar! Ninguém está livre dos imprevistos, mas que eles sejam sempre a exceção e não a regra!

A família toda precisa falar a mesma língua nesse ponto. Converse com seu marido, vejam o que cada um pode fazer para contribuir. Se a família tem condições de pagar uma pessoa para ajudar nos afazeres da casa é ótimo! Mas sabemos que nem todas as famílias possuem condições para isso. Então é importante se organizar! E a última dica: por mais tentador que pareça, não ceda a murmuração! Tente não reclamar das coisas que não fez, das que tem por fazer… faça com alegria, sabendo que é para o Senhor que você trabalha, e nEle seu trabalho não é vão! (Cl 3: 23, 24). 

FAMÍLIAS COM CRIANÇAS MAIORES/ADOLESCENTES

As famílias com crianças maiores possuem uma vantagem de o filho já executar sozinho várias tarefas, mas isso não quer dizer que não seja também um desafio implantar uma rotina. Principalmente quando as crianças estudam em casa, às vezes, somos tentados a relaxar um pouco nos horários. Essa tentação pode ser nossa ruína! Precisamos ter em mente que eles também precisam de horários (e nós também). Talvez as demandas de estudos com filhos maiores sejam mais intensas, precisando demandar mais tempo da família nesse processo. Então tudo que pudermos otimizar de tempo para o resto, melhor!

Veja nosso eBook Mise en Place que a Camila organizou. Ele dará muitas dicas valiosas sobre como organizar a área da cozinha, cardápios, dicas etc.

Priorize sempre Deus na sua vida e na vida de seus filhos

Precisamos ensinar isso aos nossos filhos. Criar neles o hábito de iniciar o dia com Deus. Por isso, a dica número um é para que você tenha um momento devocional com seus filhos todos os dias. Além do culto doméstico que deve acontecer em família diariamente, pois é indispensável para a família crescer no conhecimento de Deus e fortalecer o vínculos uns com os outros. Incentive-os também a terem seu momento a sós com o Senhor.

Aqui você já pode começar a delegar algumas tarefas do devocional para seus filhos, por exemplo, a leitura da bíblia. Ou a organização dos estudos do dia. Isso nos da mais tempo para dedicar em outras atividades.

Veja nosso curso sobre Culto Domiciliar. Está disponível gratuitamente.

Responsabilidade com os estudos

Ensine seus filhos a estudar. Um dos grandes desafios da educação domiciliar é despertar nossos filhos para o autodidatismo de forma que eles tenham prazer em buscar conhecimento. Deste ponto em diante os pais tornam-se tutores que guiam seus filhos no caminho a ser percorrido, e a rotina da casa torna-se mais leve no que tange estar em todas as atividades o tempo todo com nossas crianças.

Se você começou a educar seus filhos desde pequenos isso já deve ser uma realidade em sua casa, contudo, se está começando agora a responsabilidade com os estudos deve ser ensinada.

Conheça nosso Manual de Estudos. Ele ajudará muito, tanto papais quanto filhos, no processo de aprender a estudar.

Gere um senso de responsabilidade desde cedo, pois quando nossas crianças estão maiores tudo fica mais fácil

Coisas como manter o quarto arrumado, guarda-roupas organizado podem ajudar muito na manutenção da casa. Você pode delegar tarefas específicas para serem realizadas diariamente: lavar a louça, tirar o lixo, cuidados com algum animal de estimação etc.

Faça uma lista de tarefas e monitore diariamente. Isso ajudará sua organização e de seus filhos. Lembre-se: monitorar é tão importante quanto ter a lista do que precisa ser feito.

Separe um dia específico da semana para a faxina da casa

E dê tarefas específicas para eles realizarem nesses dias. Lavar o banheiro, calçadas, limpar vidros. A família inteira pode participar dessa faxina, dessa forma não pesa para ninguém sozinho.

Este dia entra na lista de tarefas já sugerida.

Um ponto muito importante quando falamos de limpeza é que manter é mais fácil do que ficar esperando o dia da limpeza para fazer as coisas. Lembre-se, estamos falando de crianças maiores. É preciso ter consciência de que manter nos ajudará a despender menos tempo no “dia da limpeza” definido em família. 

✅  Cronograma de faxina

✅  Rotina Diária

Atividades remuneradas

Começar a trabalhar nos filhos o conceito de trabalho x remuneração gera um senso de responsabilidade maior no futuro. E eles também têm a oportunidade de ter seu próprio dinheiro e saber o valor que ele tem. Talvez a família não se sinta confortável em dar mesada, ou não ache correto remunerar o serviço diário da casa. Dessa forma você pode remunerar atividades bem pontuais a seus filhos (atividades que muitas vezes pagaria alguém para realizar), como, por exemplo, cortar a grama, arrancar o mato do quintal, fazer algum reparo ou pintura, ajudar um irmão mais novo com os estudos, lavar o carro, ou até mesmo algum tipo de artesanato que a criança/adolescente faça que possa ser vendido.

Neste ponto é importante você ensinar que não está “remunerando” porque algo foi feito (labor), mas que graciosamente você irá estimular a criança pelo que está sendo feito. É um acordo gracioso entre pais e filhos.

Ajuda com crianças menores

Dependendo da diferença de idade de nossos filhos as crianças maiores já com responsabilidades podem ajudar com as crianças menores. Isso envolve desde ajuda com uma tarefa específica como em levar os menores para uma atividade externa.

Quando chegamos neste ponto nosso dia de 24h como se “alongar” e muitas outras atividades antes “impossíveis” começam ser possíveis, como, por exemplo, um tempo de descanso durante o dia.

Ajuda na cozinha / compras de supermercado 

Ensinar nossos filhos a cozinhar é essencial para vida. Existem diversas atividades que podem ser realizadas na cozinha e tudo pode virar uma aula. Mas vamos deixar para falar sobre isto em outro artigo, neste o ponto é que quando nossos filhos assumem atividades na cozinha isso nos ajuda muito. 

Uma dica é que eles ajudem, por exemplo, no Mise en Place. Leia nosso eBook sobre este tema aqui.

O adolescente se sentirá parte da família quando puder ser útil de alguma forma. Todas essas dicas conferem responsabilidades a eles e os mostram como podem contribuir para o bom andamento do lar e da família. Outra dica interessante é ensiná-los a ajudar com as compras de supermercado. Divida a lista de compras entre seus filhos, ensine o que comprar, quais produtos escolher. Isso pode até se transformar em um divertido jogo em família: estabeleça metas a eles (de tempo os de valores, por exemplo). Além de ensiná-los sobre o valor das coisas, tornando-os mais responsáveis com os gastos da família, ainda é uma forma de encurtar o tempo que levaria para fazer as compras sozinha.

Ajuda com atividades externas

Se você mora em uma casa há muito o que se fazer lá fora. Na lista de tarefas é importante que atividades externas sejam colocadas para os maiores. Lembrando sempre que você deve ensinar o que e como deve ser feito, além de monitorar todas as atividades.

É comum não ficar do seu jeito. Tenha calma. As crianças estão aprendendo e você é quem está ensinando.

Aqui ainda podemos sugerir atividades como ir ao mercado ou padaria, ir a alguma loja específica, passear com os animais (quando existem) etc.

Se você mora em um local de risco, tenha cuidado com quais atividades seus filhos podem ajudar. Não é prudente expô-los ao risco.

Desenvolver Talentos

Dar opções para que o filho desenvolva seus talentos. A medida que a criança cresce, já é possível observar suas aptidões naturais e aquilo que a atrai. Seja música, artes, pinturas, trabalhos manuais. Investir para o desenvolvimento desses talentos, além de se descobrir novas habilidades, ainda é uma forma de o filho se entreter sem o auxílio de eletrônicos. Além disso, dependendo do talento da criança, ele pode usá-lo também para contribuir com a igreja de Cristo.

Esse tempo que a criança está desenvolvendo seus talentos é um tempo que você pode dedicar aos menores ou a si mesma.

Formando leitores/ jogos em família 

A formação de um leitor começa já na tenra infância, onde os pais leem a seus filhos enquanto esses ainda não o fazem sozinhos. Após o período de alfabetização, é importante continuar incentivando a leitura, não só para crescimento intelectual, mas também por prazer. Descobrir os gostos de leitura de seu filho e investir nesses livros ajudará a fazê-los terem prazer no que leem. Esses podem ser bons momentos para se passar em família, criando memórias através da leitura. 

E quando isto estiver estabelecido você pode aproveitar e ler ou estudar no mesmo período que seus filhos fazem isto.

Tópico Especial: E quando ficamos doentes?

Todos nós em algum momento temos uma enfermidade, seja com crianças pequenas ou maiores isso vai acontecer. Neste momento, o que fazer? Como seguir a rotina da casa? 

Aqui podemos pensar que tudo pode se resolver em poucos dias, mas nem sempre isto é uma realidade.

Quando nós ou nossos filhos caímos em uma enfermidade, ou seja, ficamos doentes, é importante termos algumas coisas em mente.

  1. Isso pode acontecer a qualquer momento;
  2. Precisamos de um plano de emergência, conforme mencionamos anteriormente;
  3. Dependemos do Senhor, não adianta desespero;
  4. É preciso união na família;
  5. Se não der pra fazer tudo bem, voltamos a rotina quando tudo normalizar.

Para essas ocasiões, tenha em mente aquilo que é essencial para a “sobrevivência” da família. Por exemplo, alimentação (refeições). Então procure sempre ter comida congelada para essas ocasiões. Se for algo passageiro, poderá ser suficiente. 

Deixe um kit para esses momentos, com desenhos para colorir, lápis, giz de cera ou alguma atividade que seu filho possa realizar sozinho (colagem, pintura com tinta, massinha, blocos de montar, alguma atividade de lógica etc).

Nos dias em que estamos enfermas, uma boa dica é passar o tempo lendo para seus filhos enquanto descansa no sofá ou na cama.

Se seus filhos são maiores e já conseguem realizar algumas atividades da casa sozinhos, peça a colaboração deles para esse período. Nesses momentos, todo seu esforço em criar bons hábitos terá valido a pena.

Se for algo por tempo mais prolongado você pode deixar previamente combinado com alguém que possa ser seu socorro nesse momento. Se é algo possível de ser planejado (como um pós parto ou cirurgia), você mesma pode deixar algumas coisas encaminhadas para esse período (comidas congeladas, atividades extras para as crianças, casa limpa).

Mais uma vez lembre-se: essa condição é passageira, logo poderá voltar a sua rotina normal. A rotina deve existir para nos servir e não para nos tornar escravas dela!

Leia mais sobre quando ficamos doentes neste artigo: Quando Ficamos Doentes, Como Dar Continuidade aos Objetivos Pré-Estabelecidos da Semana?

Espero que este artigo tenha te ajudado a melhorar sua rotina. Compartilha estas dicas com outras famílias que precisam de ajuda.

Organização Texto: Monique Carvalho – Mãe Educadora
Fonte Imagem: Educalar

Você deseja utilizar, compartilhar, copiar ou distribuir este artigo? Entenda como isso pode ser feito de maneira a respeitar os direitos  atribuídos a ele.
Creative Commons – [CC BY-NC-ND 4.0] – http://bit.ly/CCartigosEducalar