Tudo é uma Questão de Prioridade

Qual é nossa prioridade?

O que é uma prioridade? Algo que vem primeiro, que tem preferência. Se entendemos esta definição, o que é nossa prioridade?

Começo este artigo com esta definição e uma pergunta para que possamos refletir sobre nossa prioridade de vida.

É muito comum ouvir de pais que: não possuem tempo, dinheiro ou qualquer tipo de condição para que a educação de seus filhos seja uma prioridade. Isso vem em forma de: “não tenho tempo“, “não consigo educar meus filhos“, “não tenho dinheiro, preciso trabalhar” e muitas outras desculpas, que em alguns casos são sinceras e devem ter atenção, mas na maioria das vezes, pode ser apenas uma falta de prioridade.

Tudo em nossa vida é uma questão de prioridade. Quando não temos uma sincera vontade de algo, ela simplesmente é deixada de lado e algo que realmente é prioritário entra no seu lugar.

Uma prioridade toma a frente no tempo e recebe a devida atenção, deixando de lado outras coisas para que o que foi definido como prioridade receba a devida atenção.

Quando deixamos outras atividades tomarem o lugar daquilo que dizemos ser prioridade estamos revelando aquilo que realmente é prioridade para nós.

Então pergunto: “A educação dos seus filhos é uma prioridade?” Se a resposta é sim, avalie se suas ações refletem aquilo que você diz ser sua prioridade.

O que você tem abdicado para que a educação de seus filhos seja a prioridade que você diz que é?

É notório que algumas pessoas irão ter mais condições do que outras para investir naquilo que é prioridade, contudo mais do que dinheiro precisamos de tempo de qualidade e investimento sincero nas questões que rodeiam nossa escolha de educar nossos filhos em casa.

Mais do que reclamar que não se possui tudo que se deseja para que isso aconteça, é preciso produzir opções para que a educação aconteça. Quem sabe empreender e criar algo que ajude em casa seja uma boa saída.

O fato é que nossas ações respondem a pergunta que permeia nossa escolha em educar nossos filhos. Muito mais do que suas palavras ou a quantidade de grupos que você participa sobre educação, suas atitudes mostram o que realmente é prioridade.

Pare e reflita. Quem sabe seja um bom momento para você avaliar se o que você fala é realmente sua prioridade.

Às vezes, é importante refletir se o que você diz ser uma prioridade, não é apenas um modismo ou algo que você acha ser o correto, mas que não tem se esforçado como deveria para que de fato acontecesse.

Educar significa, necessariamente, ter responsabilidade. Assumir o que você se propôs a fazer e colocar a educação como prioridade.

Como posso fazer a educação uma prioridade?

Quando constatamos que há problema e que precisamos ajustar as coisas, precisamos saber por onde começar.

E começar pelo começo sempre é o melhor caminho.

Tenha sua rotina bem definida, procure seguir seu planejamento e avalie sempre o que comprar. Às vezes, entre sair para fazer um lanche e comprar um livro, você precisará comprar um livro. Às vezes, entre comprar calças novas ou curso de latim, terá que comprar um curso de latim. Tudo pelo bem do que é prioritário.

A ideia aqui não é te colocar na parede e dizer que precisa viver para seus filhos e esquecer o resto, a ideia é te mostra que a prioridade deve ter prioridade.

Quando seu engajamento com as coisas que você diz ser prioridade é grande, é porque você realmente tem se esforçado para cumprir aquilo que diz ser seu objetivo. Enquanto isso não acontece, você ainda não tem a educação de seus filhos como alvo diário.

Deste modo você pode:

  • definir uma rotina de casa
  • definir uma rotina de estudos pessoais
  • definir uma rotina de estudo das crianças
  • ter um plano de estudos
  • Viver o que tem planejado

Este é o começo do como fazer. A prioridade vai começar se identificar a partir do momento que você já tem seu dia a dia envolto de uma rotina sobre educação, que você tem um plano para que isso aconteça.

Para que você veja o resultado, comece a aplicar o que tens aprendido. Um passo de cada vez.

Um abraço! 😉

Artigos Relacionados

Sobre o autor Ver todos os posts Autor do site

Emerson Almeida

Cristão Reformado, membro da Igreja Protestante Reformada em Joinville (SC), casado com Vanessa Almeida e pai do Eric.

12 ComentáriosDeixe um comentário

  • Eu não consigo entender como alguns pais consegue tempo para passar horas pesquisando e seguindo tantos grupos de diferentes opiniões, no meio de uma corrida de pessoas pelo Brasil afora tentando ganhar dinheiro em cima de um assunto no qual muitas vezes não conhece somente leram em um artigo ou outro.
    No meu caso passei algum tempo procurando um grupo o qual eu pudesse fazer parte. Uma amiga minha Rebecca mãe homeschooler me apresentou a Educalar. A Educalar é uma plataforma completa de materiais e videos que ensina os pais o Ensino Domiciliar de uma forma simples e dinâmica. Logo fiquei encantada pela plataforma.
    Estou caminhando junto com a Educalar a meses, eles tem tantos materiais e videos explicativos que ainda não consegui ver todos eles. Por este motivo não gasto tempo correndo de um site para outro.
    Agora falando sobre Prioridade – este texto abrange um assunto de extrema importância, o qual eu concordo plenamente, quando assumimos a Educação de nossos filhos ela tem que ser por excelência não segundo plano. Prioridade, Planejamento e Rotina caminham juntos. tem pessoas que precisaria de 72 horas para dar conta de um planejamento de um dia pois a rotina desta pessoa não funciona na pratica, existe muitas coisas que rouba nosso tempo, celular, redes sociais, tv, jogar conversa fora. Diminuindo isso você consegue tudo em 24 horas.
    Eu vi alguns videos no canal da Educalar, sobre rotina e planejamento, estes videos ajudam muito procure eles no youtube você vai achar eles lá.

  • Isso é verdade, hoje como mãe educadora as vezes me perco na minha rotina ou no planejamento do material, mas porque devo me atentar na importância de mais dedicação no meu estudo, para que eu possa ter mais conteúdo para passar para o meu filho; Se atentar as prioridades com certeza é o primeiro passo.

  • Para ganhar algo, precisamos negar muitas coisas.
    Concordo, temos que avaliar o que é prioridade.
    Vivi alguns anos trabalhando como corretora de imóveis autônoma, meu filho ficava comigo, Felipe de 11 anos hoje, achava que estava cuidando dele, na realidade está sacrificando-o. Hoje abri mão da profissão e sou uma mãe educadora. Agradeço a educalar por está nos ajudando a desempenhar esse novo desafio, criar filhos para glória de Deus, obrigada!

  • Grande desafio e muito recompensador educar filho para a Glória de Deus. É isso que me move! Quando o caminho fica difícil e logo sinto que minhas forças estão faltando, volto o olhar para o meu objetivo principal e lembro que minha prioridade é formar um homem espiritual, aí busco forças no Senhor Jesus, e vejo também que o texto lido faz todo sentido. Deixo então o que não faz parte do planejamento do lado de fora da minha casa e da vida da minha família!

  • Assunto de suma importância para todas as famílias, principalmente para as famílias educadoras.
    Estabelecer quais são as prioridades facilita o trabalho diário das familias e não deixa que percamos o rumo. Agora a questão da rotina, confesso que preciso ser mais disciplinada comigo, com meus estudos e respeitar os horários estabelecidos por mim. Que O Senhor nos abençoe para não perdermos o foco!

  • Quando meus olhos começaram a se abrir para o que de fato é prioridade na minha vida comecei a perceber o quanto era importante educar meus filhos em casa. E vejo o quanto é valioso ter prioridades bem estabelecidas, pois ainda que eu tenha ouvido diversas vezes ” será que você vai conseguir?”, “será que isso vai dar certo?”, eu sabia que deveria seguir adiante, pois já havia abraçado o que seria mais importante para mim, ainda que as condições não fossem perfeitas.

  • Excepcional! O que mais ouvimos é sobre a falta de tempo para coisas básicas mesmo com uma plataforma com tudo mastigado e tantos livros bons sobre o assunto, como dito no vídeo falta senso de prioridade e sobra preguiça ,que o Senhor nos ajude a manter os olhos no foco.

Deixe uma resposta

Seu e-mail não será publicado. Os campos marcados devem ser preenchidos *