Por Barbara Beatriz
Junho de 2020

Nós sabemos que nem sempre nossos dias saem como o planejado. Existem fases em que não conseguimos fazer exatamente o que tínhamos planejado para determinada semana ou para um período específico das nossas vidas, pois imprevistos acontecem, como por exemplo, uma doença,  uma visita surpresa e até mesmo vem a indisposição por conta de uma nova gestação.

Faça Parte da Comunidade Educalar

Então, o que fazer quando imprevistos acontecem, ou as circunstâncias mudam o planejamento da semana, ou até mesmo nosso mês? Com as dicas de algumas mamães darei aqui breves sugestões.

1- Faça o que está ao seu alcance.

Peça ao seu esposo que participe mais ainda, tanto da rotina dos afazeres da casa, quanto dos estudos e atividades das crianças, mas não se cobrem tanto, afinal somos seres humanos. A louça lavada, lixos colocados para fora e casa varrida já está muito bom! Se você conseguir deixar algo congelado para apenas esquentar e comer, também é muito bom. Caso não consiga, é uma oportunidade de ensinar o seu marido a cozinhar o básico, convide as crianças para participar do preparo.

2- Tente deixar algo preparado para essas ocasiões.

Pode ser uma pasta com atividades que as crianças já tiveram contato, para que você passe para elas apenas como reforço. Imprima algumas folhas de atividades (você pode pesquisar na internet em sites como o Pinterest, Drives Gratuitos de pais educadores, Plataforma da Educalar caso você seja membro da comunidade…) como: labirinto, caça palavras, 7 erros, desenhos para colorir. Vocês podem fazer ditados juntos: a criança lê algo para você e você, ao final, dita algumas palavras ou frases para ela. Tudo isso, sempre dependendo do que você já faz com sua criança, e do que ela consegue fazer.

3- Mantenha a Leitura e Narração em Voz Alta.

Nós sabemos como é importante a leitura em voz alta, independente da idade da criança. Mesmo que você esteja doente, provavelmente ainda conseguirá ler com seus filhos mesmo que seja pouco. E você pode usar também audiobooks para te auxiliar. Poderá usar aplicativos como o Spotify e o Youtube, por exemplo.

4- Nessas horas, dependendo da idade da criança, você pode usar a tecnologia ao seu favor. Se a criança for alfabetizada, ela pode fazer algumas coisas sozinha: 

– Khan academy ( no site brasileiro tem matemática e também  ciências. A criança assiste a pequenos vídeos e depois faz algumas atividades).
– Assistir a um documentário interessante e depois ela te conta o que entendeu ou pode pedir que faça um cartaz (projeto) com figuras e curiosidades sobre aquilo que aprendeu).
– Baixar um aplicativo instrutivo e trace metas para que cumpra atividades (exemplo: Duolingo, Brain Test, Laboratório da Luna, etc).

5- Agora, o mais importante: Ensine as crianças a cuidarem de você e da casa.

Converse sobre o que está se passando com você e peça apoio. Acredito que orientar nossos filhos a cuidar do seu lar seja de grande valor. Instrua-os a manter as coisas limpas, a guardar as atividades e os brinquedos, e faça-os entenderem que mamãe e papai ficam doentes, e que esse é um momento que eles precisam de ajuda e carinho, assim como os filhos. E Também é um tempo de honrar pai e mãe.

Espero que tenham gostado deste artigo, e lembremos:

Portanto, quer comais, quer bebais ou façais outra coisa qualquer, fazei tudo para a glória de Deus.
1 Coríntios 10:31.

 —

Texto: Barbara Beatriz – Equipe Educalar
Fonte Imagem: https://www.pexels.com/pt-br/foto/barba-garoto-menino-rapaz-3867609/

Você deseja utilizar, compartilhar, copiar ou distribuir este artigo? Entenda como isso pode ser feito de maneira a respeitar os direitos  atribuídos a ele.
Creative Commons – [CC BY-NC-ND 4.0] – http://bit.ly/CCartigosEducalar