Vamos listar, neste post, quatro passos essenciais para que você receba com segurança o conselheiro tutelar caso venha ser denunciado por praticar a educação domiciliar.

Faça Parte da Comunidade Educalar
Passo 1

Tenha por escrito o planejamento da rotina de educação das suas crianças. O ideal é que seja um planejamento de 1 ano, mas se não for possível, que seja pelo menos 6 meses. Porque se alguém te perguntar qual será a próxima matéria que você irá ministrar para o seu filho e você não souber, você pode ser incomodado por conta disso. Saiba que hoje você está ministrando matemática e depois iniciará com física, saiba que hoje são os sons das vogais e amanhã as consoantes.

Passo 2

Tenha uma rotina bem definida e registrada. Os membros da Comunidade Educalar tem um curso sobre registro de atividades. Se você não é Membro Premium o que você pode fazer? Faça um registro físico, pode ser em um caderno mesmo. Anote todas as principais atividades do dia, todos os dias. O que está sendo feito na segunda, na terça, na quarta e assim por diante. Caso você precise comprovar estará anotado ali o que você fez ontem, na semana passada ou no mês passado. Não conte com a memória. Na escola as professoras usam o diário escolar e nele anotam quem veio ou não e o que foi passado em aula.

Passo 3

Tenha o material didático impresso. Mostre o material físico que seu filho está usando e as atividades arquivadas que ele realizou. Você pode ter boa parte desse material registrado eletronicamente, como fotos, vídeos e arquivos em PDF, mas o material físico é de suma importância para você mostrar que está educando seu filho.

Passo 4

Mostre que a sua casa está preparada e que você tem criado um ambiente de educação. Mostre que sua família segue uma rotina, mostre o calendário dessa rotina, aquele que define que atividades preenchem o dia da família.

Tudo isso são evidências!

Estamos mostrando que a família é estruturada, tem buscado educar seus filhos em casa, tem planejamento, tem uma rotina registrada, tem materiais (estes materiais podem ter sido comprados no sebo ou ganhados, sem problema). A chance dessa família ter uma rotina e estrutura maior do que a do conselheiro é gigante. 

Inclua nesta rotina de educação a sua fé cristã, a hora do culto doméstico, a hora do devocional. Mostre e evidencie isso!

Se o conselheiro insistir com a ideia da escola e falar em LDB (Lei de Diretrizes e Bases), lei que foi montada para a escola, diga que você não concorda com ele, mas entende o seu trabalho. Neste caso ele poderá informar as autoridades subsequentes (Promotoria) e você estará esperando este comunicado. Com o promotor será a mesma coisa, mostre tudo que você tem feito novamente. Se, mesmo assim o promotor quiser prosseguir com o processo aí você precisará de um advogado. Mas tenha em mente que nenhum advogado poderá lhe ajudar se você não estiver se ajudando. Você se sentirá mais seguro se estes quatro passos estiverem bem estruturados em sua casa.

 

 

Fonte do Texto: Emerson Almeida – Equipe Educalar.
Fonte Imagem: https://www.pexels.com/pt-br/foto/aluno-aprendendo-aprender-aprendiz-256468/

Você deseja utilizar, compartilhar, copiar ou distribuir este artigo? Entenda como isso pode ser feito de maneira a respeitar os direitos  atribuídos a ele.
Creative Commons – [CC BY-NC-ND 4.0] – http://bit.ly/CCartigosEducalar