O primeiro conselho que nós damos para você que está se interessando pela Educação Domiciliar e tem o desejo de começar a praticar este modelo de educação é: Leia! Ler é um grande começo, é um passo fundamental. E então você pode pensar: “Ok, começamos a ler, e agora, o que fazer? Como colocar a leitura em prática?”

Faça Parte da Comunidade Educalar

Pensando nesta situação cremos que uma forma de colocar a leitura em prática é iniciando o culto doméstico em seu lar. A Educalar é uma grande defensora dessa prática. Acreditamos que é um dever de todo cristão praticar diariamente o culto doméstico. Contudo, essa não é a realidade em muitos lares. Nós entendemos que muitas famílias nunca se atentaram a esta instrução nas Escrituras, ou não foram instruídas por seus pastores locais, ou até entendem o que precisa ser feito, mas negligenciam.

Então, queremos dar duas sugestões para você:

1 – Continue lendo em voz alta mesmo que você não tenha esse costume, leia mesmo que seja gaguejando. Com a prática você irá se aperfeiçoar. Como Cristão leia principalmente a Bíblia, faça de maneira assídua, e conforme as crianças forem crescendo, conversem sobre o que estão lendo, se comuniquem e leiam boa literatura; isso precisa entrar em nós, precisamos ser exemplo aos nossos filhos, eles precisam ver a nossa alegria e dedicação em servir ao Senhor, em orar, em ler as Escrituras e nossa dedicação em estudar para educá-los. Pratique, não seja hipócrita, e não seja apenas um ouvinte;

2 – Conforme vocês forem realizando, organizando o primeiro passo, sugerimos que comecem o culto domiciliar. Caso você não tenha ideia por onde começar, você pode acessar o nosso curso: “Culto Domiciliar” disponível gratuitamente na plataforma Nutror. A base do nosso curso é o livro: “Adoração no Lar” do Rev. Dr. Joel Beeke. Mesmo que você não seja membro da Comunidade Educalar, você pode realizar esse curso gratuitamente.

Se você tiver uma boa base de leitura e estiver fazendo o culto domiciliar diariamente, então você tem um bom caminho andado para começar a Educação Domiciliar.

Por que nós apoiamos o culto domiciliar?

Acreditamos que o Culto Domiciliar irá unir a família, trazer momentos de reflexão, irá aproximar pais e filhos, fará com que a família passe mais tempo juntos; para a família que não tem esse hábito, isso é uma grande mudança. Precisamos compreender qual é nossa responsabilidade com a nossa família diante de Deus.

Depois de ter colocado tudo isso em prática, então você pode ver os “7 passos para começar a Educação Domiciliar”.

Vá com calma, faça de forma pensada, faça de forma gradativa! Nós sabemos que pela ansiedade queremos começar comprando materiais e salvar “drives” de famílias educadoras em nossas pastas pessoais e acabamos invertendo a ordem das coisas, mas vá com calma, um passo de cada vez. Nunca esqueça: “Nosso Deus é um Deus de ordem!

Portanto, quer comais, quer bebais ou façais outra coisa qualquer, fazei tudo para a glória de Deus.
1 Coríntios 10:31.

Fonte do Texto: Emerson Almeida – Equipe Educalar.
Fonte
Imagem: https://www.pexels.com/pt-br/foto/admiracao-adoracao-atencao-biblia-2351719/


Você deseja utilizar, compartilhar, copiar ou distribuir este artigo? Entenda como isso pode ser feito de maneira a respeitar os direitos  atribuídos a ele.
Creative Commons – [CC BY-NC-ND 4.0] – http://bit.ly/CCartigosEducalar