Apesar deste artigo ter a intenção de orientar no que precisa ser feito, não existe um padrão de resposta para esta pergunta, já que em cada localidade do nosso país, podem ser tomadas atitudes diferentes, até porque não há uma legislação, existem casos em que coordenadores pedagógicos entendem a decisão de educar em casa e respeitam e há lugares em que isso não acontece, depende de com quem você vai conversar, se será com um diretor, ou um coordenador pedagógico, e depende também da forma como você irá explicar a situação, ou seja, as razões pelas quais você está tirando o seu filho da escola, por isso é importante que você entenda a sua responsabilidade, entender o processo de educar em casa e estar ciente de qual é a sua prioridade, e estar com a mente clara e organizada é super importante.

Faça Parte da Comunidade Educalar
Queremos abordar algumas dicas:

1- Não faça nada sem responsabilidade, sem conhecer o que é a educação domiciliar, leia, estude sobre o assunto, sugerimos que estude pelo menos 6 meses sobre o assunto para que você tenha certeza de sua decisão e não tire simplesmente seu filho da escola para brincar de Educação domiciliar, mas leve este processo a sério e entenda aonde vocês querem chegar, quais são as suas prioridades. O simples detalhe  de conhecer pode fazer grande diferença.

2- Não minta! Isso pode te prejudicar e você estará dando mal exemplo ao seu filho. Nós sugerimos que você escreva uma carta de próprio punho (a Educalar disponibiliza um modelo de carta, se quiser conferir clique Aqui) dizendo o motivo pelo qual você quer tirar seu filho da escola, faça um planejamento anexe ele junto a carta e entregue na escola.  Também Aconselhamos a não arrumar uma briga com a escola. Sabemos que mesmo que você faça as coisas de boa fé, você poderá ser denunciado, mas isso é um risco que todos nós corremos, por isso você precisa ter a decisão firme na sua mente, junto com o seu parceiro(a). Até onde vocês estão dispostos a ir, para educar o seu filho em casa? Isto precisa estar claro em suas mentes. Em muitas escolas tem sido ensinado ideologias que vão contra a cosmovisão cristã, e contra a família. Você está disposto a correr qual risco? Ser denunciado, ou de seu filho aprender coisas que vão contra o que você crê? Pense nisso! Avalie qual é a realidade de sua família.

3- Converse sobre o assunto com famílias que tiraram seus filhos da escola, isso pode te dar um ânimo. Mas é importante saber que cada caso é um caso. Há casos em que a família conseguiu tirar seus filhos da escola sem empecilhos, mas há casos em que houve denúncias, não sabemos como será no seu caso, e é aí que entra a preparação da família. Você pode  procurar a orientação conosco da Educalar se desejar. 

Talvez você precise voltar na escola 4 ou 5 vezes para explicar os seus motivos, mas o fato é que quanto mais você conhecer a educação domiciliar, e mostrar que está preparado, mais simples o processo pode ser. Por isso se prepare, se organize, se planeje. Primeiro de tudo, peça orientação a Deus, peça que te dê sabedoria, entendimento!

Antes, santificai a Cristo, como Senhor, em vosso coração, estando sempre preparados para responder a todo aquele que vos pedir razão da esperança que há em vós.
1 Pedro 3:15

 


Fonte do Texto: Emerson Almeida – Equipe Educalar
Fonte Imagem: https://www.pexels.com/pt-br/foto/ajuda-apoio-auxilio-356079/
Fonte Vídeo: Educalar

Você deseja utilizar, compartilhar, copiar ou distribuir este artigo? Entenda como isso pode ser feito de maneira a respeitar os direitos  atribuídos a ele.
Creative Commons – [CC BY-NC-ND 4.0] – http://bit.ly/CCartigosEducalar