Por Emile Bernardes
5 de Junho de 2020

Receitas de biscoitos são ótimas para serem feitas com as crianças. Esse momento ficará em suas memórias e trará muita diversão e aprendizado para os envolvidos. Nossa proposta de atividade com a receita a seguir foi trazer algumas curiosidades sobre a história do leite condensado. Espero que gostem.

Receita

Categoria: Biscoitos
Sugestão no cardápio: Lanche da tarde

Observação: Lembre-se sempre de compor uma refeição completa. Um lanche da tarde baseado apenas em biscoitos não será completo, por mais deliciosos que esses biscoitos sejam. Faça o possível para ter proteína, gordura e fibras junto com carboidratos. Que tal biscoitos com leite? Ou com vitamina de fruta? Se a opção de bebida for chá ou suco, uma ideia é unir dois biscoitos com manteiga de amendoim integral. Assim você estará equilibrando sua refeição com gordura boa e um pouco de proteína. 

Ingredientes:

  • 1 caixa pequena de amido de milho (200g)
  • ½ lata de leite condensado (195g)
  • ½ xícara de chá de margarina sem sal ou manteiga (100g)
  • ½ xícara de farinha de amêndoas (130g)

Modo de Preparo:

Unte uma forma com margarina ou manteiga sem sal. Pré aqueça o forno a 180°. Junte todos os ingredientes em um recipiente e misture com as mãos, até a massa atingir o ponto que desgrude das mãos. Faça os moldes, coloque-os na forma e leve ao forno pré aquecido por 15 a 20 minutos aproximadamente.

Rende 30 biscoitos.

Tabela Nutricional

Tabela Nutricional Biscoito de Leite Condensado

Armazenamento

Esse biscoito pode ser congelado depois de pronto por até 3 meses. Espere esfriar totalmente. Coloque os biscoitos em sacos herméticos e retire o máximo de ar possível. Descongelar em temperatura ambiente, dentro do saco hermético. 

Curiosidades sobre o Leite Condensado

Você sabia?

  • O Brasil é o maior consumidor de leite condensado do mundo;
  • Ele foi criado para ser consumido diluído em água, como um tipo de leite já adoçado;
  • Por se conversar por mais tempo, podia ser transportado em longas viagens, sem perdas;
  • Era indicado, inclusive, para os bebês tomarem em suas mamadeiras, como substituto ao leite materno;
  • Apenas depois de um tempo, o leite condensado passou a ser utilizado como ingrediente de receitas doces;
  • Seu criador foi o norte americano Gail Borden que, em 1853, adicionou grande quantidade de açúcar ao leite evaporado para conservá-lo por mais tempo;
  • O leite condensado foi utilizado como alimento por soldados na Segunda Guerra Mundial e na Guerra Civil Americana. Em 1932, foi utilizado também na Revolução Constitucionalista, em São Paulo. A falta de alimentos em período de guerra, dentre eles o próprio leite, foi o motivo para que o leite condensado chegasse aos soldados, para ser utilizado como fonte de energia. 
  • Em 1946, o Brigadeiro Eduardo Gomes concorreu à Presidência da República, e suas eleitoras criaram um doce para venderem em seus comícios, que ficou conhecido como Doce do Brigadeiro e, mais tarde, brigadeiro. É o principal doce brasileiro feito com leite condensado;
  • Para o produção do leite condensado, primeiro o leite natural pasteurizado passa pelo processo de evaporação, onde perde 50% da água. Em seguida, acrescenta-se sacarose e lactose até atingir de 40 a 55% de carboidrato. Pronto. O leite condensado deve ter textura cremosa, suave e sem cristais de açúcar ou sabor de caramelização.

Origem

O leite condensado teve sua origem nos EUA, e chegou ao Brasil em 22 de janeiro de 1890

Imagem

Abaixo, segue uma sugestão de atividade em que sua família poderá servir ao próximo com essa receita. 

Imagem Biscoito Leite Condensado

Tabela Nutricional 

TACO Biscoito leite condensado(Fonte: Tabela Brasileira de Composição de Alimentos – TACO 4)

Variações do Alimento e suas Aplicações na Cozinha

Hoje em dia, podemos contar com uma variação maior desse produto do que quando foi desenvolvido inicialmente. Temos versões integral, semidesnatado, desnatado, light, diet, à base de soja ou caseiro. É utilizado em sobremesas cremosas, com destaque para o brigadeiro e o pudim de leite condensado. Pode também ser utilizado como recheio ou cobertura. Quando cozido em panela de pressão, se transforma em doce de leite.

Fontes Bibliográficas

SHINOHARA, Neide et al. Leite Condensado: gerações do leite moça. Contextos da Alimentação. Comportamento, cultura e sociedade. v.02, n.01, 2013.
NESTLÉ. A trajetória do Leite Moça e a receita do brigadeiro. Nestlé com você. n. 49, 2011.

Você deseja utilizar, compartilhar, copiar ou distribuir este artigo? Entenda como isso pode ser feito de maneira a respeitar os direitos  atribuídos a ele.
Creative Commons – [CC BY-NC-ND 4.0] – http://bit.ly/CCartigosEducalar

Receita: Emile Bernardes
Fonte Imagem: Emile Bernardes | Edição: Emerson Almeida
Conteúdo Nutricional: Camila Andrade