Por Andrea G. Schwartz
12 de Fevereiro de 2007

Não importa se você está fazendo educação domiciliar com apenas uma criança ou mais, é importante para os educadores domiciliares (pais/professores) usarem seu tempo e o dos estudantes sabiamente. Há alguns princípios básicos que ajudarão a tornar o ensino domiciliar uma experiência de maior sucesso e mais produtiva.

Faça Parte da Comunidade Educalar

1. Ter um lugar designado onde os estudos acontecem e um lugar e espaço separado onde o(s) estudante(s) pode estudar sem auxílio de alguém.

2. Ter identificador de chamadas e uma secretária eletrônica para que você possa decidir quais ligações atender e quais ignorar.

3. Se você for interrompido, ter o(s) estudante(s) preparado para mudar para “estudar sozinho” até você estar pronto para retornar ao trabalho com eles. Isto pode incluir: ler, praticar um instrumento musical, terminar uma lição anterior, ou avançar a lição sozinho(s). Estar preparado para estes momentos inevitáveis (exemplo: ter que agendar o conserto de uma lava-roupas que não está funcionando) faz com que o estudante(s) não fique sentado ocioso enquanto espera pelo seu retorno.

4*. Quando você está dirigindo para atividades esportivas ou para consultas médicas, tenha uma fita cassete ou CD de séries que são usados somente no carro. (Nós escutamos fitas de história, biografias, e sermões enquanto dirigimos, em curtas ou longas viagens, a qual eu chamo de nossa universidade no carro). Você pode também usar as saídas de carro para fazer o estudante ler em voz alta e discutir lições ou tarefas.

5. Aproveite as várias atividades da família e transforme-as em lições educacionais. Visitas ao veterinário e pediatra podem dar aos seus estudantes a chance de obterem questões respondidas e verem como esses profissionais conduzem seus negócios. Certifique-se que seus estudantes estejam prontos para “agarrar algum material de leitura” para o tempo de espera. Melhor eles terem algum trabalho escolar feito do que apenas ficar folheando revistas.

6. Esteja preparado para mudanças de planos sem aviso prévio. Algumas vezes, uma grande oportunidade surgirá e será necessário que você altere seu planejamento do dia. Um ingresso gratuito para um show ou museu e/ou uma inesperada visita de um parente ou amigo da família, é uma boa razão para reprogramar os estudos para mais tarde à noite ou fim de semana.

Educação domiciliar é diferente de dia escolar e um planejamento antecipado pode permitir que o aprendizado ocorra em muitos caminhos ou lugares. Estou certo que há muitas outras práticas saudáveis que são implementadas todos os dias por mães educadoras domiciliares por todo o país. Sinta-se livre para compartilhar alguma.

*Nota da Educalar: Complementando a dica do item 4… você pode usar o Spotify ou outro aplicativo para ouvir os áudios, outra dica é baixar diversas histórias, biografias e sermões, colocá-los em um pendrive e deixar no carro para ser colocado no seu dispositivo, ou você pode até deixar esses materiais baixados no seu celular e escutar enquanto dirige.

Leia também o artigo Quando Ficamos Doentes, Como Dar Continuidade aos Objetivos Pré-Estabelecidos da Semana?” também pode ser útil na sua caminhada. Esperamos que goste!

Texto Original:  https://chalcedon.edu/blog/redeeming-the-time
Tradução do Texto: Sueli Santos – Voluntária Educalar
Imagem: Pexels.com

Você deseja utilizar, compartilhar, copiar ou distribuir este artigo? Entenda como isso pode ser feito de maneira a respeitar os direitos  atribuídos a ele. Creative Commons – [CC BY-NC-ND 4.0] – http://bit.ly/CCartigosEducalar