É um mecanismo complexo que organiza a entrada de estímulos na nossa consciência, faz parte das funções executivas. A falta de atenção incorre em muitas crianças e muitas vezes não sabemos se isto é algo normal da idade ou se nossos filhos têm algo a que seja necessário cuidados.
Enquanto estamos acordados, recebemos várias informações tanto internas (pensamentos e estado mental geral) quanto do ambiente externo (barulhos, sons, placas e objetos). Essas informações são apresentadas de forma concorrente e sobrepostas, de modo a exceder nossa capacidade de processamento; desse modo, é importante a atuação de mecanismos de organização e filtragem.
Atenção
- Primeiros anos de vida: é elementar e involuntário;
- Maior estabilidade nos processos atencionais: por volta dos 24 meses.
A instabilidade da atenção pode durar até a adolescência, em virtude de diferentes influências dos processos volitivos associados a áreas cerebrais relacionadas ao prazer e a recompensa.
De maneira simplificada, a atenção é um mecanismo cerebral que possibilita o processamento de informações, pensamentos ou ações relevantes para o funcionamento adequado diante de demandas externas e internas.
A atenção atua em habilidades que envolvem:
Atenção pode ser:
- Voluntária (e de autorregulação): Controle consciente de resposta a um estímulo;
- Involuntária: Desencadeada por impulso básicos e / ou por estímulos que entram em foco e ocasionam respostas reflexas.
Pode ser, também, classificada de acordo com o tipo do estímulo:
Tipos de Atenção
Sustentada – Estado de prontidão para detectar e responder a certos estímulos por certo período de tempo. Refere-se á habilidade de manter uma resposta estável durante uma atividade repetitiva. Também é definida como a habilidade de se concentrar em uma tarefa por um período de tempo continuo.
Seletiva – Capacidade de manter-se atento de forma contínua a um estímulo, inibindo outros, isto é, direcionando a atenção para certo evento em detrimento de outros.
Dividida – Capacidade de dividir o foco da atenção entre dois estímulos/tarefas. Para tanto, esse conceito pressupõe que um dos componentes da tarefa deva ser automatizado, ou ainda que, para que a atenção possa ser dividida, os estímulos devem ser de natureza sensorial distinta.
Alternada – Capacidade de modificar o foco de atenção de um componente da tarefa para outro, ou ainda de atender simultaneamente a dois ou mais estímulos alternadamente mantendo comportamentos fluído, isso é, sem interrupção da atividade.
Jogos para a Atenção e Concentração
Estas atividades e jogos que estão dirigidas para estimular a atenção e a gente pode colocar em prática em casa.
- Jogo de xadrez;
- Jogo de memória com cartas ou séries;
- Passatempos com Labirintos;
- Desenhos das 7 diferenças.
Um exemplo que você pode usar para brincar e trabalhar a atenção com seus filhos: Se colocamos uma determinada roupa e dizemos para criança prestar bem a atenção à nossa vestimenta. Depois saímos do quarto e acrescentamos ou tiramos um elemento à nossa roupa e a criança terá que averiguar a diferença.
Dicas de Jogos
No blog Psicosol há diversos artigos sobre atenção, como os citados abaixo. Vale a pena você dar uma lida por lá.
- Execute o movimento
- Ligue
- Palpite
- Preste atenção
- Estacione corretamente
- Jogo se liga
- Percurso
- Atenção, concentração, percepção!!!
- Atenção: Aponte o que ouviu!!!
- Percepção Tátil, atenção
Vídeos
Algumas sugestões da Taise Agostini para realizar o trabalho de atenção com as crianças.
1 – Como manter a atenção da criança – Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=IrVIKyTKKGI
2 – Crianças Desatenta, o que fazer? Veja está ótima ideia – Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=KMw7TTxNLkg
3 – Aula interativa – Atividade de atenção e concentração – Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=7qrMKCOUJIE
—
Texto: Daniele A. Linhares – Voluntária Educalar
Revisão Texto: Emerson Almeida – Equipe Educalar
Fonte Imagens: Educalar – Educação Domiciliar
—
Referências:
Miotto, E. C., Campanholo, K. R. Atenção. In: Miotto, E. C., Manual de Avaliação Neuropsiológica: a prática da testagem cognitiva. São Paulo: Memnon, 2018.
MEDINA, Vilma, Jogos que podem melhorar a atenção e a concentração das crianças. 22 de abril de 2015. Disponível em: <https://br.guiainfantil.com/blog/saude/hiperatividadejogos-que-podem-melhorar-a-atencao-e-a-concentracao-das-criancas/> Acesso em 26 de outubro de 2019.
Muszkat, M., Rizzutti, S. Desenvolvimento neurológico no período pré-escolar e suas alterações. In: Dias, N. M., Seabra, A. G. Neuropsicologia com pré-escolares Avaliação e Intervenção. Clinical Pearson Brasil, 2018.
—
Você deseja utilizar, compartilhar, copiar ou distribuir este artigo? Entenda como isso pode ser feito de maneira a respeitar os direitos atribuídos a ele.
Creative Commons – [CC BY-NC-ND 4.0] – http://bit.ly/CCartigosEducalar
Excelente esclarecimento sobre a função “atenção”.
Eu tenho duas filhas que se distraem com facilidade, então acostumei a fazer atividades de atenção antes de iniciarmos as aulas. Isso tem ajudado bastante.
Explicação valiosa! Indicações preciosas! É excelente termos a disposição leituras que nos enriquece, trazem conhecimento e esclarecimento para a vida. Sou grata por este blog.
Esse post ajudou muito a entender melhor. Percebo que minha filha, de 2 anos, é muito desatenta quando estou falando com ela, preciso chamar sua atenção às vezes. Não sei se é obstinação ou só desatenção mesmo. Vou assistir o vídeo que fala sobre. Muito obrigada!
Maravilha! Há alguns meses atrás sofria muito com desatenção do meu filho mais velho. Muitas orientações dadas fazem muito sentido hoje – quando já vejo o quanto ele progrediu. Com certeza esse – e tantos outros – será útil a mim!
Preciso trabalhar a atenção da minha filha de 5 anos. Muito obrigada por disponibilizarem este artigo com explicações tão concisas, além das indicações. Vou assistir aos vídeos e pesquisar atividades no blog indicado.