Por Vanessa Almeida
1 de Abril de 2020

Banana. Uma das frutas mais utilizadas em receitas, e uma das frutas que não nos falta ao longo do ano todo no Brasil. Versátil, saborosa e nutritiva. Pode ser assada, amassada, batida, frita, cozida ou ser utilizada como ingrediente em diversas receitas, como é o caso da receita a seguir. Espero que você e sua família aproveitem esse material e se deliciem com esse bolo.

Receita

Categoria: Bolos
Sugestão no cardápio: Lanche da tarde 

Observação: sendo o bolo de banana uma fonte de carboidrato, acrescente em sua refeição outro alimento que seja fonte de proteína (leite, queijo, iogurte simples) ou outro alimento fonte de gordura (manteiga, manteiga de amendoim, requeijão, castanhas) ou uma fonte de fibra (fruta com casca, geleia caseira de chia). Assim, sua refeição ficará completa e equilibrada.

Ingredientes:

– 2 Bananas grandes super maduras (380g)
– 3/4 Xícara de açúcar (150g)
– 1 Ovo
– 1/4 Xícara de óleo (60g)
– 1 Xícara de farinha de rosca (120g)
– 1/2 Colher (sopa) de fermento
– 1/2 Colher (sopa) de canela em pó.

Modo de Preparo:

Amasse as bananas com um garfo, misture o açúcar, o ovo e o óleo. Em seguida a farinha de rosca, a canela e o fermento. Despejar em uma forma untada em óleo e farinha de rosca, assar em forno pré aquecido à 180° até estar bem dourado.

Tabela Nutricional

Tabela nutricional bolo de banana

Armazenamento

Esse bolo pode ser congelado depois de pronto por até 3 meses. Uma dica é cortar o bolo em quadrados e embalá-los em papel filme bem vedado. Assim, ficarão congelados já na porção certa. Para descongelar, deixar em temperatura ambiente.

Curiosidades sobre a Banana

Você sabia?

O verdadeiro caule da bananeira é subterrâneo. O que vemos fora da terra é um pseudocaule, formado por folhas sobrepostas. Desse pseudocaule, surge o coração da bananeira, a partir do qual virá o cacho de banana. Um cacho de banana pode ter cerca de 10 a 12 pencas. A raiz da bananeira pode gerar outras bananeiras, mas se a “mãe” permanece plantada, ela rouba os nutrientes das plantas mais jovens. Por isso, assim que o cacho é colhido, a bananeira é cortada e os outros pezinhos podem crescer. Sendo assim, uma bananeira produz apenas 1 cacho de banana, em regra. 

Quando as bananas estão verdes, elas são compostas basicamente de amido e água, tendo sabor adstringente e intragável. A partir das bananas verdes, podemos produzir farinhas ou a biomassa. Quando amadurece, a maior parte do amido se transforma em açúcar (glicose, frutose e sacarose). 

Nome Científico

Musa spp 

Origem 

Sudeste da Ásia

Imagem

Abaixo, segue uma imagem da morfologia de uma bananeira. 

Morfologia da Banana(Imagem por Adrienne Nogueira)

Tabela Nutricional

Tabela Nutricional Banana(Fonte: Tabela Brasileira de Composição de Alimentos – TACO 4)

Variações do Alimento e suas Aplicações na Cozinha

  • Bananas de mesa, para comer crua: maçã, ouro, prata e nanica
  • Banana para fritar: banana da terra, banana figo
  • Banana para fazer chips ou para cozinhar: banana pacová e banana da terra

Existem ainda muitas outras, como terrinha d´Angola, caipira, prata anã, mysore, figo vermelho, figo cinza, ouro da mata, pioneira e platina.

Fontes Bibliográficas

BRASIL. Ministério da Saúde, Secretaria de Políticas de Saúde, Coordenação-Geral da Política de Alimentação e Nutrição. Alimentos Regionais Brasileiros. Brasília: Ministério da Saúde, 2002.

Você deseja utilizar, compartilhar, copiar ou distribuir este artigo? Entenda como isso pode ser feito de maneira a respeitar os direitos  atribuídos a ele.

Creative Commons – [CC BY-NC-ND 4.0] – http://bit.ly/CCartigosEducalar

Receita: Vanessa Almeida
Fonte Imagem: Vanessa Almeida
Conteúdo Nutricional: Camila Andrade

Você deseja utilizar, compartilhar, copiar ou distribuir este artigo? Entenda como isso pode ser feito de maneira a respeitar os direitos  atribuídos a ele.
Creative Commons – [CC BY-NC-ND 4.0] – http://bit.ly/CCartigosEducalar