Por Mariana Góes
Agosto de 2020
Nosso estudo de História começou quando nossas filhas eram bem pequenas, através da leitura bíblica. Quando a nossa filha mais velha completou 6 anos continuamos com a história através da Bíblia e também iniciamos a história da nossa cidade, usando a narração e a visita a museus.
A partir deste ano começamos a estudar a história de forma cronológica, utilizando o material “The Mistery of History” três vezes por semana. Este material já está disponível em Português, fornecido pela Geovania Porto. Particularmente, gostei muito deste material porque ele traz lições baseado na história bíblica junto com a história de outros povos e ao final de cada lição tem atividades para fazer dividido para estudantes novos, médios e mais velhos.
Eu trabalho da seguinte forma com meninas: Antes de começar a leitura da lição do dia eu preparo a mesa com lápis de colorir e imagens sobre o assunto, para as filhas de 6 e 8 anos. Para a Melissa, que tem 4 anos eu coloco na mesma mesa que vamos estudar um quebra-cabeça de madeira, ou massinha, ou tangram (depende do que ela está interessada no dia) e exijo apenas uma coisa das 3: que façam silêncio na hora em que estou lendo. Então, nos sentamos à mesa e começo a ler a lição utilizando uma entonação que chame a atenção delas. Como eu já sei que a Helena (8 anos) presta atenção em toda a história, não direciono perguntas à ela no meio da leitura, apenas peço para ela narrar o que ouviu após o término da lição. Para a Amália (6 anos) eu direciono perguntas relacionadas ao que acabei de ler, pois ela ainda dispersa muito na leitura. E para a Melissa (4 anos) não faço nenhum tipo de pergunta ou atividade relacionada ao assunto, mas peço que ela fique na mesa conosco e ouça a história sem interromper; e nessa condição ela tem aprendido os assuntos, pois durante o dia ela vem me falar o nome de algum personagem ou algo que chamou atenção dela na leitura.
Utilizamos um mapa para localizar os lugares que estamos estudando e a cada três lições preenchemos nossa linha do tempo. Este estudo é reforçado com a contação de história antes de dormir e com a leitura do livro “Páginas da História”.
Uma dica preciosa que tenho para dividir com os pais educadores é que transformem este momento de estudo em algo agradável e prazeroso. Aqui em casa eu deixo à disposição petiscos e água fresquinha (para nós pais que estamos falando o tempo todo é muito importante estar a cada momento nos hidratando e também para não deixar a boca seca, pois isso dificulta na gesticulação e pronuncia correta das palavras). Outra ideia bacana para estes momentos é, de vez em quando, montar um espaço de estudo em algum lugar inusitado da casa ou do jardim. Por exemplo, dispor um lençol na grama, com almofadas, pranchetas, petisco e água fresquinha com certeza trará, além de conhecimento, boas memórias!
Esperamos que o depoimento da Mariana tenha te inspirado de alguma forma. Veja também o depoimento dessa mamãe educadora sobre a rotina de estudo de matemática com suas 3 filhas, clicando Aqui.
—
Texto: Mariana Góes – Equipe Educalar.
Fonte Imagem: Mariana Góes – Equipe Educalar.
—
Você deseja utilizar, compartilhar, copiar ou distribuir este artigo? Entenda como isso pode ser feito de maneira a respeitar os direitos atribuídos a ele.
Creative Commons – [CC BY-NC-ND 4.0] – http://bit.ly/CCartigosEducalar
Também uso esse material para o estudo de História e tenho me deleitado aprendendo junto com minhas filhas. Eu sempre gostei de História e desde pequena fui ensinada pelos meus pais as histórias da Bíblia. Mas pra mim era muito difícil conciliar a história mundial com a história bíblica, pareciam duas coisas separadas. É maravilhoso agora ver como Deus tem regido a História de todos os povos.
Gostei muito das suas dicas para deixar o estudo mais prazeroso. Agradeço.
Gostei muito das dicas! Foram valiosas. Para nós que estamos no primeiro ano de Educação Domiciliar, ajudou muito. Muito Obrigada por compartilhar!